Para o diretor do Turismo de Portugal, Paulo Machado, a pesquisa só reforça a importância econômica do Brasil para o mundo. “O acompanhamento estatístico da demanda turística do Brasil para Portugal revela que o viajante brasileiro tem descoberto novos atrativos em Portugal e reforça o resultado de uma recente pesquisa em que o turista brasileiro aparece como o melhor índice de satisfação com o nosso país. O aumento do poder aquisitivo do brasileiro, os atrativos turísticos de Portugal, a nossa vocação de bem receber, os laços históricos e de amizade entre os dois povos, o binômio custo-benefício e a facilidade do idioma contribuem de forma decisiva para esse cenário”, ressalta.
Segundo o INE, Lisboa continua sendo o destino preferido dos brasileiros, mas vem ocorrendo uma maior distribuição dentre os destinos visitados. “Esse levantamento só reforça a importância econômica do Brasil no mundo, hoje, e vamos continuar apostando na promoção e na divulgação turística de Portugal para o mercado brasileiro”, complementa Paulo Machado.
Em 2011, Portugal registrou 458.749 hóspedes brasileiros, representando o quinto maior mercado emissor para o país. De janeiro a junho de 2012, o mercado brasileiro já alcançou a marca de 232,7 mil hóspedes.