Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Pesquisa: cresce o interesse do brasileiro pelo turismo doméstico nas férias de meio do ano

● Partidas domésticas representam 60% de todos os voos no Brasil em julho deste ano
● São Paulo e Rio de Janeiro são os únicos destinos que cresceram na procura doméstica
● Como resultado, as duas cidades cresceram nas pesquisas de voos domésticos em 9 p.p em um ano
● Líder, a cidade de São Paulo, em particular, beneficia-se de uma melhor conectividade doméstica

brazil flag alexandre macieira riotur ferias Pesquisa: cresce o interesse do brasileiro pelo turismo doméstico nas férias de meio do ano

Brasileiros estão demonstrando uma maior inclinação para explorar o seu próprio país (Alexandre Macieira/Riotur)

O que podemos esperar das férias de meio do ano no Brasil? Nos meses de junho, julho e agosto, principalmente, são as viagens domésticas as predominantes do público brasileiro, que geralmente prefere as férias de fim de ano para realizar uma viagem internacional. E dados prospectivos sobre reservas de passagens aéreas revelam justamente este interesse crescente em viagens domésticas durante as férias de meio de ano.

É o que diz o mais novo estudo da ForwardKeys sobre o mercado brasileiro. De acordo com a empresa, os brasileiros estão demonstrando uma maior inclinação para explorar o seu próprio país, com as partidas domésticas marcadas para julho de 2024 representando 60% de todos os voos do Brasil, contra 56% durante o mesmo mês de 2023.

20240412 Brazil PR 1 min Pesquisa: cresce o interesse do brasileiro pelo turismo doméstico nas férias de meio do ano

Gráfico mostra que os voos domésticos cresceram de 2023 para 2024 no mês de julhop (Divulgação)

Entre os destinos domésticos que estão experimentando um aumento na popularidade, destaque para São Paulo (+7 pontos percentuais) e Rio de Janeiro (+2 p.p.), as duas maiores cidades do Brasil, que apresentam uma participação maior nas pesquisas gerais de voos em comparação com o ano anterior. São Paulo, em particular, beneficia-se de uma melhor conectividade doméstica, facilitando o acesso de viajantes de diversas partes do país à cidade.

Rio e São Paulo são os únicos que cresceram em 2024

20240412 Brazil PR 2 min Pesquisa: cresce o interesse do brasileiro pelo turismo doméstico nas férias de meio do ano

Tabela mostra que São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas cidades que tiveram alta na procura por voos nas férias de julho (Divulgação)

As tendências atuais sugerem que o gap entre os destinos de maior procura e os destinos de média ou pequena dimensão segue aumentando. Segundo a pesquisa da ForwardKeys, a comparação de pesquisas de voos em julho de 2023 e 2024 para viagens domésticas revela um crescimento muito maior para São Paulo e Rio de Janeiro do que em regiões já consolidadas no país, como Fortaleza e Recife, com queda de 1 p.p, e Salvador, que não variou de 2023 para 2024.

Como resultado, as duas principais cidades do Brasil aumentaram a sua quota total de pesquisas de voos domésticos em 9 pontos percentuais num ano, para 23%, enquanto outros destinos domésticos mantêm ou perdem esta participação. “Isto aprimora o risco de uma procura cada vez mais centralizada, a menos que sejam feitos esforços para melhorar a conectividade e promover opções alternativas”, informou a empresa.

Receba nossas newsletters