A Secretaria de Turismo (Setur) de Porto Seguro (BA) deu início a uma pesquisa para impulsionar o planejamento estratégico do turismo local. Sob a coordenação de Flávia Goroni, gestora de projetos do Sebrae Bahia, e Fernando Amaral, consultor credenciado pelo Sebrae, o estudo busca mapear o perfil dos visitantes e compreender suas expectativas. O trabalho de campo consiste na aplicação de 500 entrevistas presenciais em diferentes pontos da região, incluindo a sede, Litoral Norte, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
O levantamento apura dados como origem dos entrevistados, meios de transporte utilizados, tipo de hospedagem, duração da estadia, faixa etária e renda, tipo de companhia durante a viagem, pontos positivos e negativos da experiência, motivação para a viagem, além da avaliação da infraestrutura e dos atrativos turísticos.
Essa pesquisa tem como objetivo não apenas compreender o perfil dos turistas, mas também identificar suas necessidades e preferências para que os investimentos públicos e privados possam ser direcionados de forma mais assertiva. Com isso, a Setur e o Sebrae almejam criar uma série histórica que auxilie na análise das flutuações no perfil de visitantes ao longo do ano.
Após a coleta, os dados serão tabulados e analisados para a elaboração de um relatório final, que será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT) em novembro de 2024.
“Este estudo é um marco, com uma abordagem modernizada para refletir as demandas atuais do setor. A apresentação dos resultados na reunião do CMDT envolverá os principais atores do trade turístico local e promete ser um momento de grandes insights para avançar na promoção de Porto Seguro como um destino turístico ainda mais atrativo e estruturado”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones.