
Durante 2010 a cidade de Florianópolis (SC) recebeu 20 eventos; que geraram a visita de 42 mil turistas do Brasil e do exterior. Estes dados foram apontados pela pesquisa “O perfil e impacto econômico dos eventos nacionais e internacionais realizados na cidade”; que foi encomendada pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau (FC&VB) e realizada pelo Núcleo de Turismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.
A diretora-executiva do FC&VB; Maria Cláudia Evangelista; destacou que devido a importância do turista corporativo para o destino era necessário ter uma referência e dados deste segmento. Ela ressaltou que a metodologia utilizada é idêntica à das pesquisas feitas pela Embratur para que ela sirva como base de comparação com outros destinos. “Esta pesquisa é uma conquista para o FC&VB. Para nós é muito importante compartilhar esses dados com aqueles que sempre nos ajudam e incentivam”; disse.
Segundo o levantamento; 64;30% dos turistas que foram para Florianópolis para participar de eventos são do sexo masculino e 35;70% do feminino. A maioria é casada (66;20%) e com faixa etária entre 35 a 54 anos (63;10%). Os que trabalham na iniciativa privada e possuem curso superior representam 47;30%. Entre os brasileiros; a renda varia entre R$ 4.591 e R$ 7.140. Entre os estrangeiros; é entre 8 e 10 mil dólares.
O meio de transporte mais utilizado é o avião (58;90%) e os hotéis absorvem 87;20%; com média de pernoites em de 3;9 dias. O motivo de prolongar a permanência na cidade para 87;5% está relacionado a negócios. O gasto médio diário foi de R$ 249; incluído despesas com hospedagem; alimentos; bebidas; compras e presentes. Passeios turísticos contabilizam 20;80% dos gastos; e compras e serviços somam 58;80%.
Outro dado importante é que 59;70% dos turistas foram a Florianópolis motivados pelo evento e que 14;60% aproveitaram a oportunidade para conhecer a cidade; sendo que 81;30% tiveram a internet como fonte de informação.
Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur; Marco Lomanto; o turista de eventos é importante para os destinos; pois é reconhecido por ter a intenção de voltar. “Uma vez que retorna ao seu país de origem; se torna um grande formador de opinião e fator multiplicador da divulgação do Brasil”; disse. Segundo ele; uma das peculiaridades do turista de eventos é a intenção de estender sua estadia. “Isso acaba gerando mais divisas para o local visitado” completou.
Maria Cláudia Evangelista, diretora-executiva do FC&VB apresentando os dados da pesquisa