Um grupo de 35 policiais civis e militares recebeu ontem (28/1) um curso de policiamento turístico, oferecido por agentes espanhóis, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), de acordo com o Diário Oficial do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram divulgados conhecimentos sobre medidas policiais preventivas e cotidianas, realizadas em eventos como os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, e a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madri. Funcionários de hotéis e empresários do Turismo também participaram do encontro.
“Este curso significa uma nova etapa no nosso esforço de fazer intercâmbios com organismos internacionais, embaixadas e consulados. Ao fim dessas aulas, vamos formar grupos de trabalho internos para avaliar os conhecimentos que temos, adaptando o que aprendemos à nossa realidade e reformulando nossas linhas de atuação, quando necessário”, declarou a subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção do Rio de Janeiro, Juliana Barroso.
Para o subtenente Luís Fernando Carvalho, lotado no Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), o intercâmbio é fundamental para aprimorar a assistência aos turistas: “O curso nos ajuda a acolhê-los melhor, com mais segurança, fazendo com que se sintam em casa”.
Pamela Mascarenhas