O Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau captou e apoiou 66 eventos com realização até 2023, o que representa 99.800 participantes e um impacto econômico para a cidade em torno de R$ 142,8 milhões. Somente em 2017, foram captados pelo POACVB 43 eventos. Isso significa 45 mil participantes e recursos da ordem de R$ 23,09 milhões que serão injetados na economia com o aumento de demanda no mercado local e regional nos próximos anos.
Entre os grandes eventos captados este ano, por exemplo, estão o Congresso Brasileiro de Controle e Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que será realizado em março de 2018, com 2,5 mil participantes; o 33º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear, que acontece em novembro de 2019, envolvendo 800 participantes; o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, agendado para outubro de 2020, com presença de 7 mil pessoas e, ainda o World Congress on Brain Behavior and Emotions, em abril de 2021, contando com 5 mil congressistas.
“Esta é uma demonstração do quanto a cidade vem se mostrando atrativa como destino para o promotor e realizador de eventos”, afirma o presidente do POACVB, Maurício Cavichion. “Não é sem razão que a capital gaúcha figura entre as cidades brasileiras que mais sediam eventos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo o ranking da ICCA – International Congress & Convention Association, em 2016”, afirma.
Para Cavichion, sob o ponto de vista econômico é inegável impacto que o turismo de negócios traz para Porto Alegre diante de uma movimentação de atividades que, mesmo não intencionada, favorece as atividades produtivas locais.