Nos meses de janeiro e fevereiro de 2011; Porto Alegre irá retomar as Caminhadas Turísticas de Verão; que tiveram sua primeira edição nos dois primeiros meses deste ano. Conduzidos por um guia de turismo; que repassará informações históricas e curiosas sobre os locais visitados; os participantes irão conhecer prédios; monumentos; equipamentos culturais e áreas verdes que são atrativos turísticos e fazem parte do patrimônio cultural e ambiental da cidade. Além disso; em cada edição; sempre haverá visitação interna a um equipamento. A realização é das secretarias municipais de Turismo; do Planejamento Municipal e da Cultura; do programa Viva o Centro e do Gabinete da Primeira Dama.
O calendário e os roteiros das Caminhadas Turísticas de Verão 2011 já estão definidos. Elas ocorrerão sempre em sábados; com início às 10h e duração média de 2 horas. A primeira edição será no dia 8 de janeiro; com o “Roteiro Redenção”. Entre outros pontos; serão visitados o Monumento ao Expedicionário; o espelho d’água; os recanto Alpino e Oriental; o Orquidário e o Mini Zôo. O local de saída do grupo será o Serviço de Atenção ao Turista (SAT); localizado na loja 11 do Mercado do Bom Fim; no Parque da redenção.
As edições seguintes; sempre com roteiros diferenciados; ocorrerão dias 22 de janeiro; 19 e 26 de fevereiro. Interessados em conhecer mais e melhor os atrativos turístico que a Capital oferece já podem fazer sua inscrição pelo telefone 3333.1873 ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O ingresso será a doação preferencial de 1kg de feijão; arroz; óleo ou de farinhas; que deverá ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas com o município.