
BALNEÁRIO CAMBORIÚ – Porto Seguro, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia, realizou nesta sexta-feira (30), no hotel Sibara, em Santa Catarina, uma capacitação para 200 agentes de viagem do Sul do país, com o objetivo de qualificar o fluxo turístico e apresentar novas experiências no destino.
De acordo com Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro, a iniciativa faz parte de uma estratégia de inovação nas capacitações promovidas em 2025. “Sempre apresentávamos Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Porto Seguro como um todo. Agora estamos apresentando as experiências, segmentando por história, sol e praia, gastronomia, ecoturismo, etnoturismo, afroturismo e turismo cultural”, explicou.
Jones destacou que o mercado do Sul é uma emissão importante para Porto Seguro, especialmente pela conectividade aérea. “A gente tem voos diretos na alta temporada e boa conectividade também com eles”, afirmou. Segundo ele, a proposta é diversificar o que é oferecido aos visitantes, superando a tradicional imagem de sol e praia.
Entre as vivências apresentadas aos agentes, estão o avistamento de aves e baleias, visitas ao Parque Monte Pascoal — o primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses — e ao Parque Pau Brasil, que abriga árvores centenárias, inclusive a espécie que dá nome ao país. Jones também citou experiências como a fazenda de búfalos, onde é possível montar nos animais e degustar produtos locais.
“Esse é o nosso objetivo: levar essa outra experiência. Todo mundo sabe que a competitividade das cidades do Nordeste está crescendo a cada dia. Então, temos que inovar e sair um pouco desse sol e praia e entrar na experiência”, disse o secretário.
O impacto da capacitação, segundo Jones, é imediato. “Não há dúvida nenhuma de que o resultado é de curto prazo. Isso acontece junto com a colaboração das operadoras. Estamos aqui hoje com dez hoteleiros de Porto Seguro participando da BNT Mercosul com estande próprio e da capacitação, e o feedback vem rapidamente”, relatou.
Ele citou como exemplo a abordagem de um agente paulista logo após o treinamento. “Acabei de receber aqui o Rogério, que é um agente de viagem de São Paulo. Ele disse: ‘Depois dessa capacitação, consigo direcionar muito bem pra Porto Seguro’”, contou Jones.
A Secretaria de Turismo aposta que a diversificação das experiências será um diferencial competitivo frente a outros destinos do Nordeste, contribuindo para ampliar e qualificar o fluxo turístico a partir de mercados emissores estratégicos, como o Sul do Brasil.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corportiva.