Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Portugal conquista prêmio inédito de “Destino Turístico Acessível” da OMT

Portugal recebe o primeiro prêmio de Destino Turístico Acessível

Portugal recebe o primeiro prêmio de Destino Turístico Acessível

Portugal foi o primeiro país a receber o prêmio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT), em parceria com a Fundação ONCE. O prêmio foi entregue nesta terça-feira durante a 23ª Assembleia Geral do órgão, que acontece em São Petersburgo, na Rússia.

Na Europa existe um mercado de 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade. O posicionamento de Portugal como um país acessível tem se feito presente no Governo atual: em 2016, foi lançado o programa All for All, com o objetivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis no país e promover Portugal como destino inclusivo para todos. Os roteiros estão disponíveis no site Visit Portugal.

Até ao momento foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros, e que receberam um apoio de 14 milhões de euros. Entre os projetos apoiados estão, por exemplo, a criação de acessibilidade no Convento de Cristo, no Castelo de São Jorge, no Palácio Nacional de Mafra ou nas Caves Calém.

Outros meios para assegurar a acessibilidade também foram utilizados, como o app Tur4All, que apresenta hotéis com acessibilidade, e a inserção de um módulo exclusivo sobre o tema nas faculdades de turismo, além de outros programas como o Praia Acessível e o Festivais + Acessíveis.

Para a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, “esta distinção é recebida com enorme satisfação e é um grande impulso para que Portugal se torne o destino mais inclusivo do mundo. Esta é uma questão de cidadania e este é também um segmento muito importante no Turismo mundial. Ainda há muito a fazer. Quem perde esta carruagem perde o comboio”.

Receba nossas newsletters