Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos

Portugal inspirou filmes de Harry Potter; saiba mais

Estudante da Universidade de Coimbra dentro da icônica biblioteca Joanina _ Créditos_ Emanuele Siracusa

Estudante da Universidade de Coimbra

A saga do bruxo mais famoso do mundo, escrita pela autora J. K. Rowling, foi um marco na história da cultura pop. Porém, o enredo que encantou o mundo possui uma série de referências a Portugal, pois Rowling morou no país entre 1991 e 1993, retirando inspirações que vão desde os nomes de personagens aos trajes acadêmicos utilizados pelos estudantes há séculos.

Uniformes de Hogwarts

Os universitários portugueses vestem um uniforme peculiar, um dos maiores símbolos da tradição universitária em Coimbra: uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres. Esse visual pitoresco para a atualidade fez com que a escritora incorporasse diversos desses elementos nas roupas dos alunos da escola de bruxaria de Hogwarts, tanto nos livros quanto nos filmes.

Salazar Slytherin

Com mais um toque de criatividade, Rowling utilizou também parte da história de Portugal para incorporar em um dos personagens. O bruxo da era medieval Salazar Slytherin – um dos quatro fundadores de Hogwarts – foi inspirado no ditador António de Oliveira Salazar, que governou o país entre 1932 e 1968, inserindo traços da personalidade do próprio António em Slytherin.

Receba nossas newsletters