Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Praias do Rio Grande do Norte não são afetadas por manchas de óleo

Praia de Jenipabu em 11 de outubro

Praia de Jenipabu em 11 de outubro

As manchas de óleo que atingiram diversas praias do Nordeste brasileiro não afastaram banhistas e turistas dos mais de 410 quilômetros de extensão de litoral do Rio Grande do Norte. Atualmente, segundo o levantamento do Ibama, o litoral potiguar é o menos afetado. A secretária de Turismo do Estado, Aninha Costa, garantiu que as providências por parte do Governo do Estado, em parceria com os municípios e os entes federais, estão sendo tomadas.

“Para o turismo é muito prejudicial dissiparmos a ideia de que estamos com nossas praias completamente sujas de óleo o que é uma inverdade, devemos ter muito cuidado ao disseminar uma notícia para saber se ela condiz com a realidade ou não. As nossas principais praias turísticas estão próprias para banho e estamos em alerta para tomar todas as providências necessárias, caso a situação se agrave. O que pode afetar a economia e afastar o turista são essas fakenews que precisam ser combatidas”, explicou a titular da pasta.

O presidente ABIH-RN, José Odécio, informou que foi feito um levantamento nos hotéis de Natal e Pipa e não houve nenhum cancelamento. Alguns estão com ocupação de 100% este fim de semana. “Estamos sempre em contato com os órgãos municipais e agentes de turismo que estão nas praias. A ABIH está monitorando esse processo para divulgarmos notícias verdadeiras, por meio de vídeos. As principais praias que o turista frequenta não estão sofrendo. Sabemos que é algo pontual, mas estamos cobrando que culpados sejam responsabilizados”.

Durante esta sexta (11) e sábado (12), o Idema está realizando um levantamento e em seguida será apresentado um diagnóstico para saber quais são as praias que ainda possuem resquícios de óleo. “A proposta das vistorias é, principalmente, obter informações mais elucidativas, além dos relatórios que temos recebido do Ibama. Estamos unindo esforços para elaborarmos um diagnóstico da situação do Rio Grande do Norte em relação aos impactos deste material em nosso litoral”, explicou Leon Aguiar, diretor-presidente do Idema.

Exemplo da ação coletiva aconteceu nas praias de Tibau do Sul, onde fica a famosa Praia da Pipa. Um mutirão entre populares, defensores ambientais e entes públicos fizeram a limpeza das praias da região. “Houve uma movimentação imediata no dia que começaram a aparecer as manchas na praia. A Associação dos Barraqueiros de cada Praia, surfistas, população em geral e Prefeitura de Tibau do Sul se uniram em um mutirão de limpeza na Praia do Amor, Centro e Cacimbinhas. Este envolvimento e seriedade obteve um resultado eficiente e rápido. Neste momento as praias se encontram limpas”, disse Beth Bauchwitz, secretária de Turismo de Tibau do Sul.

Desde o dia 2 de setembro, praias do litoral do Nordeste brasileiro registram manchas de óleo nas praias e também em animais. O óleo, segundo análise molecular feita pela Petrobras a pedido do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), sugere que o material encontrado no Nordeste é petróleo e que sua origem não é brasileira.

Receba nossas newsletters