O secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, ao lado do secretário de Transportes, Alexandre Sansão; do secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio; e do secretário de Ordem Pública, Alex Costa, anunciaram nesta terça-feira (20/12), no Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o esquema operacional montado em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais para o Réveillon na praia de Copacabana. O planejamento conta com a participação da Secretaria Especial de Turismo, Secretaria Municipal de Transportes, CET-Rio, Centro de Operações, Secretaria Especial de Ordem Pública, Comlurb, Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, MetrôRio e SuperVia.
Para facilitar a volta para casa após a queima de fogos e os shows na orla de Copacabana, pela primeira vez o planejamento de trânsito prevê que das 23h30 do dia 31/12 às 2h do dia 01/01/2012 não será permitida a circulação de veículos na Rua Barata Ribeiro (exceto no trecho por onde circularão os ônibus de linhas regulares) e na Av. Nossa Senhora de Copacabana, com bloqueios nas principais transversais.
“O público deve usar o transporte público para ir até Copacabana, seja metrô ou ônibus. É importante ficar atento também ao fechamento da Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro para os veículos. É uma demanda antiga que a Prefeitura do Rio resolveu colocar em prática neste Réveillon, porque facilita a saída das pessoas que vão embora da praia para outras festas. Não vai ficar aquele formigueiro que ficava antes, facilitando a vida do público e evitando grande congestionamento”, disse o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello. “Quem for levar garrafas de vidro para a praia deve ter cuidado e não jogar na areia, porque nos anos anteriores muitas pessoas se machucaram. Vamos lembrar também da questão da sustentabilidade, tema do Réveillon de 2012, e tentar cada um recolher o seu próprio resíduo. E quem beber muito, procure se afastar do mar, para evitar acidentes”, lembrou o secretário.
Mais de 80 linhas regulares de ônibus, além do MetrôRio, atenderão à população. Não serão criadas áreas especiais de estacionamento e ônibus de turismo não poderão estacionar em Copacabana e nos bairros do entorno (Ipanema, Lagoa, Urca, Botafogo). Ônibus partirão de três pontos do bairro, de acordo com a região de destino. Passageiros que desejarem ir aos bairros da Zona Norte (Abolição, Méier, Tijuca, Vila Isabel, Triagem, Penha, Olaria, Ramos, Jacaré), Centro (Central, Lapa e Rodoviária) e Zona Sul (Urca e Glória) deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Av. Prado Jr. e a Rua Rodolfo Dantas, e Rua Tonelero (entre a Praça Cardeal Arcoverde e a Rua Figueiredo de Magalhães), definida como área de embarque 1. A área de embarque 2 ficará na Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão), e destina-se aos passageiros que retornarão aos bairros do Centro, Cosme Velho, Largo do Machado, Grajaú e São Cristóvão. Eles deverão se dirigir à Av. Barata Ribeiro, entre a Rua Santa Clara, e a Rua Pompeu Loureiro, no lado direito da via. A área de embarque 3 compreende a Rua Raul Pompéia (entre a Rua Sá Ferreira e Av. Rainha Elizabeth). Passageiros com destino aos bairros Cosme Velho, Ipanema, Leblon, Gávea, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz deverão pegar os ônibus na Rua Raul Pompéia, entre a Rua Sá Ferreira e a Rua Rainha Elizabeth, no lado direito da via.
Os táxis contarão com bolsões de embarque pré-definidos. Passageiros que desejarem utilizá-los na volta para casa deverão se deslocar até as seguintes vias: Av. Princesa Isabel (na pista sentido Rio Sul e Centro), Rua Tonelero (a partir da Rua Santa Clara) e Rua Pompeu Loureiro (toda extensão – lado direito), além da Rua Joaquim Nabuco, ambos os lados, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Vieira Souto.
Para o monitoramento da maior festa de Réveillon do mundo, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio atuará integrado à central de órgãos públicos, presente na base operacional de Copacabana. As vias de Copacabana também ganharam reforço de câmeras. Somente em dezembro, 25 novos equipamentos foram instalados no bairro. As festas programadas para outros bairros da cidade também receberão atenção especial. O Centro de Operações ainda será o responsável pelo suporte meteorológico da maior festa de Réveillon do mundo.
O evento é promovido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, com produção da SRCOM, que pelo quinto ano consecutivo assina a festa. O patrocínio do Réveillon de Copacabana 2012 é do Bradesco, Coca Cola, Oi e Petrobras. Este ano, ao longo da orla de Copacabana e Leme, serão montados quatro palcos, com shows de Beth Carvalho, Latino, David Guetta, O Rappa, Blitz, entre outros.