Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Primeiro museu de água doce do mundo fica em Bonito (MS)

museu de agua doce e1652101696100 Primeiro museu de água doce do mundo fica em Bonito (MS)

Bonito tem o primeiro museu de água doce no mundo (Museu Subaquático de Bonito/Divulgação)

Conhecida pelos rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras e rica diversidade de fauna e flora, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. Os atrativos incluem experiências imersivas na natureza por meio de trilhas, flutuações e mergulhos, por exemplo.

Mas agora, quem decidir viajar para Bonito também poderá conhecer o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. A nova atração fica localizada no Lago da Capela, na Nascente Azul, a 32km do centro da cidade.

O acervo do museu reúne esculturas gigantescas instaladas em um lago com cerca de quatro mil m² e quatro metros de profundidade. Além das peças, o local abriga uma ampla biodiversidade aquática, com peixes como pacu, lambari, dourado, piraputanga, entre outros.

O objetivo do museu é criar um espaço na natureza para que artistas da região possam se expressar por meio de obras de arte.
A primeira exposição, chamada “ciclos”, abordou a relação da humanidade com a natureza, ressaltando a importância da preservação ambiental, além de provocar uma interação embaixo da água entre visitantes e as peças. A ideia é que as obras de arte integrem-se ao ambiente e sirvam de abrigo para os peixes.

VISITAS – Os turistas precisam entrar em contato com agências de turismo em Bonito para realizar a visita, sempre em pequenos grupos e acompanhadas por instrutores. A visitação ocorre por meio de um mergulho de cilindro com duração média de 40 minutos. A prática conta com certificado de segurança no turismo de aventura, emitido pela ABNT.

Países como Chipre, França e México já possuem museus subaquáticos, porém, em águas salgadas. O museu de Bonito é, portanto, o primeiro do Brasil e o único do mundo na categoria de água doce.

Receba nossas newsletters