Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Encontro de Lideres / Política

Prodetur e Fungetur possuem potencial para desenvolvimento do Turismo

Marcelo Ribeiro Moreira, Diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo apresentou palestra sobre Programas e Linhas de crédito para o Desenvolvimento do Setor

Marcelo Ribeiro Moreira, diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo

FOZ DO IGUAÇU – “Sabemos que o governo e o estado estão em situações complicadas em âmbito econômico e , por esse motivo, alternativas precisam surgir para garantir que os investimentos no setor continuem acontecendo e o financiamento é uma dessas soluções”. Estas são palavras de Marcelo Ribeiro, diretor de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, durante o painel que abordou as linhas de crédito e opções de financiamento neste segundo dia oficial de Encontro de Líderes, que acontece no Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu.

O Prodetur+ Turismo, por exemplo, é um programa criado pra financiar obras de infraestrutura turísticas que possam mudar o turismo brasileiro. Tudo isso pensando na importância que existe na integração de ações entre setor publico e privado a fim de gerar renda, empregos e inclusão social. “O planejamento é elemento fundamental para desenvolver o setor. Criado com a intenção de fomentar investimentos no setor e gerar mais empregos, o Prodetur é um desafio que o ministério se propôs a desenhar e participar junto com o trade”, afirmou Marcelo.

Estados, distritos federais, municípios cadastrados no Mapa do Turismo Brasileiro e empresários do setor privado do turismo podem solicitar o financiamento por meio do Prodetur. E o que pode ser financiado com os recurso do Prodetur? Marcelo responde: “Tudo aquilo que percebemos que alguns municípios são ainda muito carentes, como por exemplo urbanização e qualificação de espaços urbanos destinados ao turismo”.

FUNGETUR

Já o Fungetur, Fundo Geral de Turismo é um instrumento de política de investimentos que tem como objetivo oferecer melhorias na infraestrutura turística, gerar renda, aumentar oferta de emprego e proporcionar crédito competitivo para os empresários do ramo.

“O Fungetur traz um diferencial que é possuir um crédito mais barato que o do mercado, o que atrai o empresário. Esse ano já temos disponível R$ 320 milhões para contratação de projetos de empreendimentos privados mas vamos solicitar incremento de R$ 40 milhões pois temos demanda para isso e faremos um novo credenciamento para ampliar de 8 para 16 bancos parceiros”, afirmou Marcelo Ribeiro Moreira.

Ao todo, cerca de 58% dos financiamento da Fungetur foram concedidos para rede hoteleira, desde março do ano passado. “Em um ano já contabilizamos 75 milhões de reais que foram concedidos em créditos e a região Sul é a que mais procura e a que é mais agraciada esse fundo mas todas as regiões do Brasil podem fazer a solicitação”, finalizou Marcelo.

barra_patrocinio_nova

Receba nossas newsletters