
Segundo a Proexport a Colombia recebeu em 2011 cerca de 1,5 milhão de turistas, sendo que de janeiro a abril foram 548 mil. Do total de turistas estrangeiros o Brasil foi responsável por 93 mil no ano passado, o que representou um incremento de 50% no volume comparado ao ano anterior. Os resultados nao foram suficientes para que a Proexport decidisse continuar a investir em campanhas para este ano. “Nosso foco neste momento está em outros mercados, incluindo os Estados Unidos que é o principal destino emissor. Mesmo assim estaremos presentes em eventos como Feira das Americas” lembrou Enrique Torres, vice presidente da Proexport.
Os investimentos em promoção previstos somam US$ 18 milhões. Os números mostram um crescimento no fluxo turístico atraído pela maior segurança, infraestrutura e estabilidade economica e politica. Segundo Enrique Torres, a Proexport já realizou nos ultimos dois anos um trabalho de investimento no mercado brasileiro com bons resultados e para este ano não está prevista qualquer campanha.
Ao destacar os números do turismo o dirigente lembrou que atualmente são 28 escritórios no exterior e oito espalhados pelas principais cidades colombianas.”A Proexport tem procurado desenvolver uma estratégia de promoção do destino nos principais destinos emissores como os Estados Unidos e Brasil. Lembro que o PIB da população que era de US$ 5.826 saltou em poucos anos para US$ 9.920″. O dirigente também falou da importância dos novos hotéis com grandes cadeias como Sheraton, Marriot que atualmente funcionam em Bogotá. “Queremos divulgar nossa cultura, nossa natureza e a hospitalidade”, adiantou
Luiz Marcos Fernandes, de Bogotá (Colômbia)