Câmbio:

Idiomas:

Profissionais recebem certificados do Pronatec Copa na BA

Mais de 300 profissionais receberam no último sábado (19/01), na sede do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Valença, os certificados da qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec Copa, oferecida pelos Ministérios da Educação e do Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Participaram da solenidade o secretário de Turismo do estado, Domingos Leonelli; a coordenadora geral de desenvolvimento e monitoramento de programas de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Nilva Schroeder; o pró-reitor do Ifba, Carlos Bruni; o coordenador executivo de projetos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marcos Andrade; os prefeitos de Valença e Igrapiúna, Jucélia Nascimento e Leandro Santos, respectivamente; além do secretário de Turismo de Cairu, Bruno Wendling.

Na ocasião, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, anunciou a abertura do aeroporto de Valença no dia 1º de fevereiro, com a vinda do voo Salvador-Valença, da Passaredo; além da conclusão do projeto de requalificação turística e urbana da praia de Guaibim. De acordo com o secretário, a próxima etapa será a captação de recursos para a execução do projeto.

Alcance do Pronatec na Bahia – Realizados pelo Ifba, os cursos capacitaram moradores de Cairu, Gamboa, Boipeba, Morro de São Paulo e Galeão; nas áreas de organização de eventos, recepcionista de meios de hospedagem, camareira, condutor de visitantes, além dos níveis básicos de idiomas – inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais. A previsão é que, até 2014, cinco mil trabalhadores sejam capacitados pelo programa no estado. Outros municípios da Bahia que devem receber o Pronatec Copa são Salvador, Cachoeira, Cairú, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, Maragogipe e Vera Cruz.

“Tenho certeza que o principal legado da Copa de 2014, no Brasil e na Bahia, será a formação do capital humano. A formação de profissionais abre as portas da integração econômica. É preciso começar esse trabalho pela qualificação para não importar mão de obra. Temos que explorar as possibilidades que o Turismo nos oferece com a mão de obra local”, comentou Domingos Leonelli.

Pamela Mascarenhas

Tópicos relacionados