Câmbio:

Idiomas:

Projeto prevê emprego para guias e roteiro para Morro da Conceição, no Rio

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 16/09/2011 - 10:27

O Rio de Janeiro é conhecido internacionalmente por suas belezas naturais, assim como se destaca pelo seu patrimônio histórico. Esses atrativos prometem ser mais uma opção de entretenimento para os turistas, especialmente em eventos como a Copa de 2014 e os Jogos de 2016. Mas além desse patrimônio histórico visitado, a cidade ainda reserva outros atrativos ainda pouco conhecidos. Como é o caso do Palácio da Conceição, antigo Palácio Episcopal do Rio de Janeiro.

O prédio fica no morro da Conceição, nas imediações da Praça Mauá, Zona Portuária da cidade, e atualmente pertence ao Exército, que utiliza o espaço para estudos cartográficos. Para ampliar a visitação turística ao Palácio, um projeto apoiado pelo edital Prioridade Rio 2010, da Faperj, está sendo desenvolvido pelo Labo¬ratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção do Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), em parceria com a Diretoria de Patri¬mônio Histórico e Cultural e 5ª Divisão de Levanta¬mento, do Exército.

O objetivo do projeto é beneficiar os guias recém-formados pelo curso de Turismo do Colégio Estadual Antônio Prado Júnior. “A equipe envolvida no projeto fez, primeiro, um diagnóstico do potencial turístico do Palácio da Conceição, por meio de inventário patrimonial, histórico e cultu¬ral. Depois, organizou um planejamento para a visitação turística do local, dentro dos conceitos mais recentes de sustentabilidade e inovação”, resume o coordenador da iniciativa, Roberto Bartholo, que é professor da Coppe/UFRJ e doutor em Engenharia de Produção. A ideia é aproveitar o turismo cultural do morro e do Palácio da Conceição como uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico, seja pela formação profissional dos guias ou pelos reflexos positivos que as visitas trarão à comunidade local.

Como resultado desse planejamento, o projeto vai oferecer, de 3 de outubro a 8 de dezembro, visitas guiadas gratuitas ao Palácio e à Fortaleza da Conceição. Nesse período, 64 visitas serão realizadas, de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. De acordo com a coordenadora executiva do projeto, Marisa Egrejas, elas devem ser pré-agendadas pelo e-mail palaciosdorio@gmail.com.