A Sebrae Rio em parceria com o Instituto Marca Brasil, desenvolve o projeto de expansão e marketing do Tour da Experiência, que tem base no conceito Economia da Experiência, que foi inicialmente desenvolvido na Região da Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, em 2006. A ideia é desenvolver um turismo que valorize a cultura, a gastronomia e os produtos regionais, mas não de forma generalizada, ao contrário, trabalhando as características locais como diferencial.
Uma agenda de reuniões entre os organizadores e as lideranças de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo tem início na próxima segunda-feira (12/12) para divulgar a iniciativa e envolvê-los nas ações que serão realizadas, visando o sucesso e a sustentabilidade do projeto. Após esta etapa, começarão as ações para seleção dos empreendimentos, a realização de um diagnóstico de cada negócio, capacitação dos empresários e elaboração do plano de inovação para que o estabelecimento entre no contexto do local e consiga encantar o cliente. Para finalizar, os empreendimentos serão analisados e, se atingirem o objetivo do projeto, receberão o selo “Tour da Experiência”, atestando a integração a rede.