O Recife Convention & Visitors Bureau lançou; nesta quarta-feira (19/01); o Calendário de Ações 2011; onde a captação de eventos será a principal atividade. A entidade dará foco também à atração de grupos de incentivo e a projetos que estimulem o fluxo turístico no Recife durante os finais de semana.
“A atração de novos eventos para o estado continua sendo o nosso maior compromisso”; assegura José Otávio de Meira Lins; presidente do Recife CVB; que planeja para este ano; ao lado da Secretaria de Turismo do Recife e com apoio do Centro de Convenções de Pernambuco e da Tam Linhas Aéreas; captar; apoiar e promover 82 novos eventos para acontecerem em solos pernambucanos nos próximos anos. A expectativa do Recife CVB; calculando-se com um número base de 1500 participantes por evento; um gasto médio diário de R$359;50 e um tempo de permanência na cidade em torno de cinco dias; é que a vinda de novos visitantes injete na economia local um valor acima de R$ 221 milhões; gerando também mais de 635 mil diárias na rede hoteleira da região.
De acordo com o Calendário de Ações 2011 do Recife CVB; um dos principais projetos no campo da captação de eventos voltará este ano de cara nova. A nova versão do ‘Seja Um Anfitrião’; realizado em parceria com a Secretaria de Turismo do Recife e a Empetur; será dividido em duas etapas. No primeiro momento; serão visitadas as entidades médicas e de classe; universidades e representantes do mercado corporativo local; onde serão explicados o novo formato da campanha e a necessidade de se atrair novos eventos para o Estado. A segunda etapa será marcada por um encontro; onde o Recife CVB premiará os participantes que atuaram na captação dos maiores eventos nas categorias de pequeno; médio e grande porte. “O Recife CVB; assim como os demais membros do trade turístico; tem sido um importante parceiro da Secretaria de Turismo de Pernambuco. O projeto Seja um Anfitrião é fruto desta parceria e acreditamos que esta quarta edição repetirá o sucesso das anteriores; trazendo para o Recife eventos que movimentem a economia do Estado e garantam boa ocupação hoteleira”; garante o secretário de Turismo de Pernambuco; Alberto Feitosa.
Em paralelo às ações em captação de eventos; o RCVB também planeja também a realização de 40 famtours (visitas de familiarização) contemplando as mais importantes entidades promotoras de eventos nacionais para que elas conheçam as potencialidades turísticas pernambucanas e infraestrutura local para eventos.
Além da remodelação do projeto Seja Um Anfitrião; o RCVB promete outras novidades para este ano; a exemplo do lançamento dos projetos ‘Recife Weekend’ e o ‘Recife. Pernambuco. Brazil – Outstanding; just like you’. O primeiro; projeto formatado à pedidos dos hoteleiros locais; visa incrementar o fluxo turístico em Pernambuco no período de baixa estação; seja incentivando o turista de negócios e eventos que permaneça no estado após participar de congressos ou reuniões de trabalho ou o público de outros estados; que venham para a cidade fazer turismo cultural; de lazer ou de compras. Ambos receberão descontos em diárias nos hotéis caso apresentem cupons fiscais de espaços culturais e compras em shoppings.