Câmbio:

Idiomas:

República Dominicana aposta no mercado brasileiro

Foto de Lisia Minelli

Lisia Minelli

Publicado - 31/10/2012 - 11:37

Mauricio Vianna diretor do escritório da República Dominicana no Brasil
Mauricio Vianna diretor do escritório da República Dominicana no Brasil

Em 2011, a República Dominicana recebeu 76.625 turistas brasileiros. De acordo com Mauricio Vianna, diretor do escritório do destino no Brasil, esse volume representa um crescimento de 106% em relação ao ano anterior, quando 37.153 brasileiros estiveram na ilha caribenha. “No primeiro semestre de 2012 já tivemos um crescimento de 23%. Ou seja, registramos o recebimento de 40.384 turistas brasileiros de janeiro a junho deste ano, ante 32.689 do mesmo período em 2011”, disse. A meta é fechar 2012 com um incremento de 30% em relação ao ano anterior. Em relação aos projetos e perspectivas, o diretor contou que o objetivo do novo presidente da República Dominicana, Danilo Medina, é focar no mercado brasileiro, um dos importantes centros econômicos da atualidade.

Pensando nessa nova linha de trabalho, com foco no Brasil, o ministro do Turismo da República Dominicana, Francisco Javier García, participa da Abav e entre os destaques, ele falará sobre a inauguração da Estrada do Coral, aberta ao público no dia 8 de agosto, que liga Santo Domingo a Punta Cana em apenas duas horas. “Este será o tema mais importante para os agentes de viagens que visitarem nosso estande na feira, que este ano contará com a presença de 24 companhias do setor privado, entre hotéis e operadores receptivos da República Dominicana, todos de olho no mercado brasileiro”, contou Vianna.

Mídias sociais – Segundo Vianna, atualmente, as mídias sociais são algumas das mais poderosas armas de comunicação disponíveis, tendo um grande impacto na indústria do Turismo. “Afinal, por meio delas, é possível divulgar as novidades dos destinos, comercializá-los ou mesmo informar promoções, ajudando na tomada de decisões do público final”, disse. “Hoje, o brasileiro gasta um terço do seu tempo navegando na internet, sendo que já somos o segundo em número de usuários no Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Portanto, as mídias sociais são aliadas estratégicas para o setor, pois expandem as oportunidades de negócios”, completou.

O destino República Dominicana não fica atrás e sabe o quanto esse canal é representativo para o relacionamento com seus turistas. “Nossa equipe de mídias sociais está desenvolvendo, criando e animando algumas das páginas mais populares do Facebook, interagindo e despertando a atenção dos viajantes e profissionais de turismo. Hoje, somos 21 escritórios de Turismo no mundo, e todos ressaltam a importância desta ferramenta de comunicação”, explicou. O diretor acredita que cada vez mais as mídias sociais ocuparão um lugar de destaque na sociedade, devendo o profissional de Turismo estar cada vez mais preparado para aproveitar os benefícios desta ferramenta de comunicação. “Vivemos em um mundo globalizado em que cada vez mais as mídias sociais ganham importância no cotidiano das corporações. Esta também é a realidade dos profissionais de Turismo, já que a internet e os meios de comunicação on-line facilitam o diálogo tanto com os profissionais do setor quanto com o público final”, comentou.

Fusões – Nesses últimos anos muitas fusões foram feitas no Turismo, tanto de companhias aéreas como outros setores. Para Vianna, esse tipo de sinergia é a tendência do mercado. “Isto não deixa de ser uma estratégia para a união das forças das empresas envolvidas, pois se trata de aumentar a escala de ganhos e conquistar cada vez mais mercado, mantendo os lucros ascendentes. Não vejo desvantagens nas fusões para a indústria do Turismo, pois é um mercado muito competitivo”, finalizou.