Câmbio:

Idiomas:

Rio Competitivo chega a cidades fluminenses a partir de amanhã

O Projeto Rio Competitivo – uma ação estratégica que reforça o Programa Nacional de Regionalização do Turismo no Brasil – chega a dez cidades fluminenses a partir de amanhã. Segundo Tânia Brizolla; diretora técnica do Instituto Marca Brasil (IMB); parceira do projeto ao lado do Ministério do Turismo; o programa visa a construção do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Turístico de forma participativa. “O setor reúne todos os atores: poder público; empresários do turismo e representantes da comunidade; que precisam trabalhar de forma integrada. Só assim será possível gerar produtos inovadores; atrair turistas diferenciados e promover o desenvolvimento pleno no destino”; explica.

A cidade de Niterói – a primeira do Estado a receber o projeto Rio Competitivo –; já entra no segundo módulo nos próximos dias 1º e 2 de junho; quando o destino irá definir sua missão e visão; e fará a análise do cenário do destino no setor de turismo. O município de Itatiaia; também já passou pelo primeiro módulo do projeto em maio; enquanto que os demais municípios fluminenses selecionados vão receber pela primeira vez o projeto a partir do mês de junho. São eles: Arraial do Cabo; Cabo Frio; Nova Friburgo; Resende; Teresópolis; Valença; Vassouras e Maricá.

Etapas – No total de seis módulos; a primeira etapa do projeto; denominada “Competitividade do Destino: Posicionamento e Índice de Competitividade”; consiste na apresentação do projeto e devolutiva do índice de competitividade do destino; levantado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas no município. O Índice de Competitividade é que irá orientar o planejamento estratégico e ações de desenvolvimento turístico dos municípios. Já no segundo módulo; o grupo inicia a construção do planejamento estratégico; fazendo a análise do diagnóstico do destino e constrói sua Visão de Futuro. O projeto irá trabalhar com conceitos; como empreendedorismo; liderança e inteligência competitiva para o sucesso de um destino; e ainda conta com um Sistema de Gestão para facilitar o controle e monitoramento das ações.

Tópicos relacionados