
Os preparativos da cidade para receber a Copa e as Olimpíadas foram tema de um seminário realizado no Hotel Marriot. Segundo Alexandre Sampaio; presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; até 2013 o Rio de Janeiro vai receber um investimento de R$ 1 bilhão em 5 mil novos leitos
O tema foi objeto de debate de um painel com a presença da secretária de Turismo do Rio de Janeiro; Márcia Lins; do presidente da ABIH Nacional Alvaro Bezerra de Mello e Alexandre Sampaio. Na ocasião Alexandre Sampaio lembrou que a rede Accor vai abrir o Ibis em Botafogo; a Windsor pretende investir R$ 260 milhões em 1.780 novos quatros; além de reformas e ampliação das unidades. A Construtora STX planeja implantar um hotel cinco estrelas na Barra; entre investimentos de outras redes.
“Queremos deixar um legado de infraestrutura fundamental para melhorar a imagem da cidade e o turismo sustentáveis”; comentou Márcia Lins. Para ela; a imagem da cidade já sofreu uma mudança significativa. “Apenas as citações do Rio de Janeiro no google já aumentaram 150%. Em 2009; a cidade foi responsável por 38% dos turistas recebidos em todo o Brasil e acredito na importância de consolidá-la como referência internacional do turismo durante o ano inteiro”; explicou.
Márcia Lins confirmou que o Rio de Janeiro tem crescido mais na área de turismo de negócios que São Paulo; que hoje é líder do setor no país. “Lembro que o Rio de Janeiro cresceu 50% neste segmento no ano passado”. Com relação aos eventos; ela informou que em 2015 o Rio de Janeiro vai receber ainda o Juventude Católica e em 2019 o Special Olimpics. “O Caléndário não vai parar”; comentou.
O calendário de eventos no Rio; no entanto; foi citado como uma das preocupações de Alexandre Sampaio: “Nós temos que fortalecer o calendário de eventos como os festivais de música e teatro; por exemplo; para sustentar os hotéis que serão construídos”. Segundo ele; o ideal é que tenha pelo menos um grande evento por mês.
A meta estipulada pelo Ministério do Turismo é que o número de turistas recebidos pelo país chegue a; pelo menos; 12 milhões por ano. Hoje o Brasil recebe apenas cinco milhões. “A África do Sul recebe 10 milhões de turistas por ano e há dez anos que patinamos nessa diferença de cinco milhões”; comentou Alvaro Bezerra de Mello; presidente da Associação Brasileira de Hotéis. O dirigente aproveitou também para garantir que o número de quartos necessários para atender bem os turistas no país será alncançado dentro do prazo restabelecido.
Álvaro Bezerra de Mello, Márcia Lins, Alexandre Sampaio e Luis Gustavo Barbosa