Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Rio Grande do Norte anuncia ações para se tornar referência em sustentabilidade

Ana Costa secretaria de Turismo do RN Felipe Alves da Camara Municipal de Natal e Ohana Fernandes da secretaria de Turismo de Natal e1680747648165 Rio Grande do Norte anuncia ações para se tornar referência em sustentabilidade

Aninha Costa, secretária de Turismo do RN, Felipe Alves, da Câmara Municipal de Natal, e Ohana Fernandes, da Secretaria de Turismo de Natal

SÃO PAULO – O Rio Grande do Norte é o estado líder em produção de energia eólica no Brasil e agora implementa ações para se firmar como destino verde. Entre as novidades apresentadas pela secretária de Turismo do estado, Ana Maria Costa, durante a WTM Latin America, está um projeto de padronização das barracas de praia do litoral. “Temos o projeto já pronto e agora estamos na fase de conversar com os órgãos ambientais para garantir essa aprovação. A partir daí passamos a execução”, explica a secretária.

Ela lembra ainda que o estado possui uma cartilha de turismo responsável e também já eliminou todo o material promocional impresso, substituindo-o por versões digitais. “Nós fazemos a nossa parte, mas o visitantes que chegam no Rio Grande do Norte também devem entender e agir de forma a cuidar e preservar o meio ambiente”, alerta Aninha.

Os municípios potiguares de São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Tibau do Sul, Tibau e Galinhos receberam o Sustainable Top 100 Destinations, selo internacional concedido pela fundação holandesa Green Destinations aos 100 destinos mais sustentáveis do mundo.

FLUXO TURÍSTICO – Atualmente, 76% dos turistas que chegam ao Rio Grande do Norte são oriundos do estado de São Paulo. Já Minas Gerais, Distrito Federal e Rio de Janeiro completam a listas de principais emissores nacionais. No que tange aos visitantes internacionais, argentinos e portugueses ocupam as duas primeiras posições. “A conectividade ainda é um gargalo, assim como o preço das passagens aéreas, por isso a cada quatro meses nós sentamos e conversamos com as companhias aéreas”.

Geoparque Seridó

A secretária de Turismo do RN também revelou outras novidades que estão em andamento no estado, como a implantação da sinalização trilíngue (padrão exigido pela Unesco) no Geoparque Seridó – localizado nos municípios de Currais Novos, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Acari, Cerro Corá e Lagoa Nova -na qual serão investidos R$ 1,5 milhão. “Isso será muito importante para fortalecer a interiorização do turismo histórico, cultural e de aventura”, acredita.

A sinalização terá como objetivo informar dados do geoparque, incluindo o percurso de trilhas, túneis e formações geológicas.

Receba nossas newsletters