O Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur; Antonio Pedro Figueira de Mello disse hoje durante coletiva de abertura do Fashion Rio; realizada no espaço Tom Jobim; no Jardim Botânico; que a cidade está “acontecendo”. O Fashion Rio; segundo ele; veio para consagrar o mês de maio; considerado fantástico devido à quantidade de eventos realizados. Antonio Pedro destacou ainda a trilha sonora “Oba Rio”; edição especial feita pelo Brazilian Lounge; projeto do DJ MAM.
A iniciativa BRazilian Lounge Rio será apresentada na próxima quarta-feira; no espaço OI; a partir das 18h30. Na trilha; o Rio de Janeiro é protagonista de uma história onde a cidade mostra seus encantos e como os turistas são bem recebidos.
“A Riotur encomendou uma música que fizesse um passeio pelo Rio de Janeiro; que apresentasse a cidade; mostrasse o que ela tem de melhor. Um lugar maravilhoso; lindo e acolhedor. É uma forma que a Riotur tem de convidar os turistas para nos visitar. Essa parceria da Riotur com o DJ MAM é um presente para o Rio de Janeiro”; disse Antonio Pedro; que pretende utilizar mais pra frente vídeos e outros instrumentos para divulgar a música e a cidade.
A Riotur terá um espaço lounge apresentando um conceito praiano carioca; com imagens da cidade maravilhosa. Tudo a ver com o tema do Fashion Rio 2012; Universo Tropical; inspirado na troca de cartas; recheadas de paixão e sensualidade; entre D. Pedro I e sua amante; a Marquesa de Santos. E um percurso tropicalista; que passa por diversos movimentos; chega aos dias de hoje; mostrando ícones que influenciaram nossa cultura e comportamento. Esse Universo Tropical desenhou o lifestyle brasileiro; repleto de criatividade e sensualidade.
O Fashion Rio começa hoje e vai até 04 de junho; no Píer Mauá; com apoio da Prefeitura do Rio; através da Riotur. Inspirado no universo tropical; o evento apresenta o melhor da moda; arte e design em exposições e desfiles. A 19ª edição do Fashion Rio promete aquecer o mercado; com o retorno das principais marcas de moda praia do país e a estreia de algumas outras. São 29 grifes que desfilarão no evento e 169 que participarão do salão de negócios Rio à Porter. Cerca de 90 mil pessoas circularão pelo Cais do Porto do Rio. A expectativa do presidente da Riotur é grande.
“O Rio de Janeiro está passando por um momento fantástico e durante o Fashion Rio a cidade estará literalmente na moda; porque o mundo fashion vai chamar a atenção para um lugar que já vem sendo procurado por todos. Bom para a economia carioca e para o mercado da moda; ainda mais quando o tema é universo tropical; que tem tudo a ver com o Rio de Janeiro”; disse o secretário.
Na programação; desfiles de 29 marcas mostrando o melhor da tendência para o Verão 2012. Além da passarela; haverá três exposições. A primeira vai desvendar uma rede de significados; a partir de diferentes objetos – antigos; comuns e históricos – no Armazém 1. Será um espaço de observação e experimentação do percurso tropicalista.
Outra exposição; no Armazém 3; mostrará um mix de imagens das musas que inspiraram o Universo Tropical e transbordam; cada uma a sua maneira; a sensualidade e lifestyle dos trópicos. Um fio de inspiração entre as curvas das musas e do Rio de Janeiro levará a terceira exposição; que vai do tropicalismo para o design. A partir de desenhos de Oscar Niemeyer; o perfil do design contemporâneo carioca será exibido no Armazém 2; com uma mostra que reunirá obras de diversos designers de destaque e desenhos de projetos.
Para movimentar a economia; o salão de Negócios de Moda e Design Rio-à-Porter realizará sua 18ª edição; dando continuidade às mudanças das últimas edições que garantiram resultados ainda mais positivos. Estarão reunidos compradores nacionais e estrangeiros altamente qualificados e grifes cuidadosamente selecionadas dentro de segmentos como moda feminina; masculina; praia e sustentável. A programação completa do Fashion Rio pode ser vista no site www.rioguiaoficial.com.br