O secretário de Estado de Turismo do Rio, Ronald Ázaro, participou nesta quarta-feira (18/01) de uma reunião com representantes da Mauatur (Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá), para conhecer os detalhes do Projeto de Fortalecimento do Associativismo que está sendo implementado na região, em parceria com o Sebrae-RJ, e com o apoio técnico do Instituto Ideias.
Segundo Osvaldo Caniato e Ary Zonis, da Mauatur, o trabalho tem como objetivo principal desenvolver ações na busca de melhorias no turismo da região. Para a instituição, a Região de Visconde de Mauá, principalmente por sua localização geográfica e sendo constituída por partes de três municípios (Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas), necessitava de um projeto sustentável de turismo.
Com a finalização das obras da estrada parque, o fluxo de turistas para as vilas de Visconde de Mauá, Maromba e Maringá deverá sofrer uma elevação considerável. Como explorar esta boa vertente sem abrir mão de uma base consistente de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente foi o principal pilar na construção do Projeto, que tem como pontos fundamentais um Inventário Turístico, um Plano de Marketing, um Selo de Qualidade para os empreendimentos da cadeia do turismo e o portal www.visiteviscondedemaua.com.br, com todas as informações sobre a região: onde ficar, onde comer, onde comprar, o que ver e fazer, roteiros e tudo mais que possa interessar ao visitante.
Para Ronald Ázaro, iniciativas como essas, que utilizam ferramentas interligadas e complementares, é que fortalecem a cadeia turística fluminense no atendimento às constantes exigências dos visitantes, preservando os valores singulares das localidades e proporcionando tanto a estruturação dos empreendimentos envolvidos como a participação dos moradores na defesa dos valores culturais e seus recursos naturais.
Para finalizar, o secretário Ázaro prometeu apoiar a Região de Visconde de Mauá na implementação das ferramentas previstas no Projeto de Fortalecimento do Associativismo, principalmente no Plano de Marketing, e incluir a região em todas as ações estratégicas de turismo desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Visconde de Mauá em números
Para a realização do Inventário Turístico foram levantados 444 estabelecimentos, divididos geograficamente entre as localidades de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, distribuídos entre várias dimensões, e que dentre as quais podemos destacar: Gastronomia, 112; hotelaria, 130; comércio turístico, 102 empreendimentos; transporte turístico, 12; e compras especiais, 9. Além disso, foram registrados 11 atrativos naturais; 4 parques; 9 colégios, e 5 entidades associativas.
Já com o Selo de Qualidade no Turismo foram contemplados 89 estabelecimentos, que receberão um relatório informativo contendo os setores onde há possibilidade de melhorias e o que pode ser feito para dinamizar seus produtos ou serviços, refletindo diretamente na evolução do negócio.