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Roraima participa da BNT Mercosul e projeta alta de 25% no número de turistas em 2025

Bruno Brito, secretário de Turismo de Roraima (Ana Azevedo/ M&E)
Bruno Brito, secretário de Turismo de Roraima (Ana Azevedo/ M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – Roraima participa pela primeira vez da BNT Mercosul nesta sexta-feira (30), em Balneário Camboriú, para testar o mercado sul-brasileiro e fortalecer a promoção de seus segmentos turísticos: etnoturismo, turismo em terras indígenas e experiências voltadas ao público acima de 60 anos. A decisão é estratégica, após o aumento de visitantes vindos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

“Estamos aqui para conhecer e testar o mercado. Registramos muitos visitantes desses estados e optamos por investir na promoção nessas regiões”, afirmou Bruno Brito, secretário de Turismo de Roraima.

O estado montou um estande de 12 metros quadrados, onde apresenta suas três regiões turísticas e os segmentos prioritários. A partir de junho, o destino iniciará um projeto com jornalistas para divulgar um roteiro exclusivo ao público 60+, após identificar, por meio de pesquisas, o crescimento desse perfil.

“Recebemos muitas pessoas com faixa etária mais avançada, e a pesquisa mostrou isso de forma surpreendente. A partir dessa inteligência turística, estamos orientando nossa estratégia para receber esse público”, explicou Brito.

Perfil do turista e crescimento

Segundo o secretário, o perfil dos visitantes é variado. Praticantes de pesca esportiva têm entre 25 e 80 anos e permanecem de cinco a sete dias. Nas comunidades indígenas, o público vai de 30 a 45 anos. Para o Monte Roraima, há turistas de 7 a 80 anos.

“Boa Vista atrai famílias e observadores de aves, especialmente entre 60 e 85 anos. Nossa descoberta mais recente foi localizar onde estão as jandaias, uma espécie belíssima e colorida, que fica numa comunidade indígena chamada Taxi. Lá será estruturado um plano de visitação exclusivo para observadores de aves”, informou Brito.

Em 2024, Roraima recebeu 16.600 turistas internacionais, um crescimento de 97% em relação a 2023. Argentinos e chilenos são os principais visitantes estrangeiros, atraídos pela pesca esportiva, o Monte Roraima e o etnoturismo. Ao todo, a expectativa para esse ano é de crescimento de aproximadamente 25%, impulsionada pela participação em eventos como Festuris, Salão do Turismo e Abav.

“Esses visitantes são muito importantes para a nossa economia e para manter o produto turístico funcionando”, destacou Brito.

Conforme o gestor, o turismo representa cerca de 8% da economia de Roraima. O número de prestadores de serviços turísticos cresceu de 180, em 2019, para 453 em 2024, segundo o Cadastur. Brito também abordou o valor do ticket médio diário, que varia entre R$ 600 para roteiros de natureza, R$ 1.200 para o Monte Roraima e R$ 1.400 para a pesca esportiva.

“Em 2024, o setor de pesca movimentou R$ 170 milhões, com apenas 16 empresas atuantes. Sempre que estimulamos o mercado com capacitação ou participação em eventos, o setor cresce. Somos um estado ainda tímido, pequeno no cenário nacional, mas o investimento está sendo feito, bem orientado, e a resposta do mercado nacional é muito positiva”, concluiu Brito.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

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