O roteiro integrado Rota das Emoções obteve um aumento de 118% no número de empresas legalizadas em 2010. A meta do projeto era atingir um crescimento de 10%; nos três estados integrantes – Ceará; Piauí e Maranhão.
No ano passado; 105 empresas renovaram ou fizeram seu registro no Cadastur; número que corresponde a 30% do universo das empresas que integram a Rota das Emoções; tornando as mesmas aptas a entrar em qualquer ação de comercialização do Ministério e do roteiro.
As informações estão reunidas no Relatório Técnico de Execução 2010; elaborado pela equipe técnica do Sebrae para analisar a competitividade da Rota das Emoções no mercado. Os dados também demonstram outros avanços: a implantação de uma política comercial integrada; a introdução de princípios básicos de sustentabilidade nos meios de hospedagem; o desenvolvimento do conceito da Economia da Experiência num roteiro integrado; a criação de um canal digital de distribuição do produto (https://www.rotadasemocoes.com.br) e o trabalho sistematizado de comercialização.
“Todo o esforço só atingiu os resultados com a participação efetiva dos empresários. Isto demonstra o amadurecimento dos participantes e do sentimento do coletivo; da valorização de se trabalhar em grupo”; afirma a gerente do Sebrae-MA; Luiz Walter Muniz (unidade Barreirinhas).
Outro destaque da Rota no último ano foi o processo coletivo de acesso ao mercado internacional; em parceria com a Embratur. A estratégia começou a tomar corpo em 2010; com a participação da Rota na Feira Internacional de Turismo da América Latina — FIT; em outubro. E neste ano continua em atividade; com participação do roteiro integrado em eventos em Portugal e na Alemanha.
“A Rota das Emoções vem tendo aceitação fantástica no mercado internacional; graças à sua diversidade de atrativos turísticos; culturais e gastronômicos; além de estar inserida em áreas de natureza exuberante; com áreas de preservação ambiental que incluem praias de águas mornas e sol o ano inteiro. E para completar; tem um povo hospitaleiro que recebe de forma singular seus visitantes”; afirma o gerente de operações do Sebrae-PI; Gilson Vasconcelos.