Em entrevista ao MERCADO & EVENTOS, durante a abertura da 1ª Mostra Cultura Ativa, um projeto que reverencia a cultura maranhense em todos os seus aspectos, o secretário de Turismo do Maranhão, Jurandir Lago Filho, falou das próximas ações que o Setur-MA vai realizar no Estado, como o Salão de Turismo do Maranhão. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Ceprama. Outro destaque mencionado por Jurandir Lago Filho é o investimento da Infraero no valor de R$ 25 milhões nas obras de ampliação do aeroporto de São Luís, que ganhará novas áreas de embarque e desembarque.
“O projeto consiste na duplicação da capacidade operacional do terminal, para que o aeroporto possa atender até 4 milhões de passageiros por ano. As obras terão início em janeiro de 2013”, afirmou o secretário. E completou: “O número de balcões de check-in, que hoje é de 27, passará a ser 47.”
Jurandir Lago Filho também confirmou que as obras no aeroporto de Barreirinhas, um dos maiores atrativos turísticos do Maranhão, vão ser finalizadas em breve. “Uma pesquisa do Ministério do Turismo apontou que os Lençóis Maranhenses é um dos locais que será mais procurado pelo turista que vai nos visitar na Copa do Mundo. Acredito que em um mês tudo esteja pronto”, disse.
Ainda referente ao Mundial de Futebol, o secretário de Turismo confirmou que o Estado vai burcar receber alguma seleção estrangeira que tiver a intenção de realizar aclimatização do torneio no País. “Com a reabertura do Castelão e as obras de infraestrutura que estão por vir, São Luís se torna uma forte candidata para receber algum seleção participante apesar das subsedes já terem sido definidas”, analisou.
Outra novidade antecipada pelo secretário ao MEE é que o MTur e do Governo do Maranhão reuniram-se na última quinta-feira, dia 6, em São Luís, para discutir soluções para a poluição das praias da capital maranhense. Uma das possibilidades levantadas durante o encontro foi a de se estabelecer parceria entre os governos federal e estadual para promover um empréstimo de R$ 400 milhões em prol da despoluição da área litorânea, um dos principais atrativos turísticos da cidade.
“Esse empréstimo será feito em três parcelas. Nossos bares, restaurantes, agências de viagens e hotéis perdem muito com a diminuição de turistas em função da falta de balneabilidade das praias e rios. Por isso, vamos lutar para que esse processo seja iniciado o mais breve possível”, explicou.
Rota das Emoções – O secretário de Turismo anunciou a retomada do alinhamento do Estado do Maranhão na gestão ativa e mais participativa, junto com o Piauí e Ceará, os outros dois Estados integrantes da Rota, um consórcio turístico com um formato pioneiro no Brasil. Fazem parte da Rota: Maranhão (Lençóis), Piauí (Delta do Parnaíba) e Ceará (Jericoacoara), ao norte, vai ganhar uma nova rota, dessa vez ao sul. Trata-se daquela que está sendo chamada, provisoriamente, de Rota Chapada das Mesas-Jalapão, que vai congregar Maranhão (Chapada) e Tocantins (Jalapão).
Rafael Massadar, de São Luís (MA)