A partir desta terça-feira (14/08), a capital baiana passa a integrar a lista das cidades mapeadas no Brasil pelo serviço do Google Street View. A inclusão da capital baiana e de mais 77 cidades brasileiras faz parte do plano da empresa, iniciado em 2010, de mapear 90% das ruas do país.
Para o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, a inclusão de cidades baianas na ferramenta do Google é muito importante, já que a internet representa uma fatia representativa dos turistas que visitam a Bahia. “A última pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizada em 2011, apontou que dos cerca de 5,3 milhões de turistas de outros estados que visitam a Bahia, 10% têm como fator de decisão de viagem a web. Entre os estrangeiros, o percentual corresponde a 26% dos 558 mil turistas internacionais que vêm ao Estado”, avalia Leonelli.
O serviço de mapeamento com imagens panorâmicas na horizontal (360º) e na vertical (290º) foi lançado em 2007, nos Estados Unidos, em apenas cinco cidades. Este ano, além de Salvador, as capitais Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Brasília (DF) também integrarão a lista das cidades mapeadas. Na Bahia, além da capital, cidades como Ipirá, Ilhéus e Itabuna também fazem parte do projeto do Google.
Fernanda Lutfi