Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Salvador já recolheu mais de 127 toneladas de óleo de suas praias

Desde o início da semana, as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste deram trégua na costa soteropolitana. Atuando dia e noite em regime especial nas praias de Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) registrou uma diminuição no  resíduo encontrado desde segunda-feira (4), quando 3,2 toneladas foram recolhidos. O número vem reduzindo gradativamente, sendo registrado 1,2 tonelada na terça-feira (5) e 840 quilos na quarta-feira (6), totalizando 5,2 toneladas nos últimos três dias.

A capital baiana registrou uma redução significativa das manchas de petróleo desde segunda-feira (04)

A capital baiana registrou uma redução significativa das manchas de petróleo desde segunda-feira (04)

Ao todo, já foram recolhidas 127,8 toneladas de óleo das praias de Salvador. A capital baiana não registrava a chegada de novas manchas desde o dia 18 de outubro, mas o óleo reapareceu no último dia 1º, na praia de Stella Maris, quando foi retirada uma tonelada e 260 quilos do resíduo.

Em Salvador, as praias atingidas foram as de Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Piatã, Patamares, Jaguaribe, Pituaçu, Corsário, Boca do Rio, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Pituba, Amaralina, Ondina, Rio Vermelho e Farol da Barra. Do início do aparecimento até o momento, as mais atingidas foram Ipitanga, Stella Maris, Praia do Flamengo, Pituaçu, Corsário, Pituba e Rio Vermelho.

Com a diminuição das manchas, a Limpurb trabalha no pente-fino dos fragmentos que ficam na areia, com uso de pá, peneiras manuais, trator com cessadeira e jato de pressão que mistura água e areia, uma solução caseira encontrada para a limpeza das pedras. Os agentes trabalham 24h no monitoramento das praias, de São Tomé de Paripe até Ipitanga, observando a possível chegada do material e, quando registram o óleo, as equipes são acionadas imediatamente para fazer o recolhimento. Não houve registro de presença do óleo nas praias do Subúrbio e Ilhas de Salvador.

“Ao todo, 400 homens fazem parte da força-tarefa montada pela Prefeitura para que possamos dar uma resposta imediata à situação e impedir que as manchas fiquem nas praias ou retornem ao mar. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para vencer essa batalha, são verdadeiros heróis numa luta diária para deixar a nossa costa limpa e minimizar os impactos ao meio ambiente”, ressaltou Marcus Passos, presidente da Limpurb.

Receba nossas newsletters