A cidade de Salvador, sede de três jogos da Copa das Confederações em 2013, inclusive o da Seleção Brasileira, no dia 22 de junho, contará com um esquema especial para recepção de turistas. As outras partidas serão nos dias 20 e 30 de junho.
Segundo Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, os visitantes contarão com os serviços prestados pelos Guias e Monitores, projeto que está em operação desde 2008 no Carnaval da capital baiana. “Serão mais de 500 profissionais habilitados em mais de dois idiomas, que vão atender aos turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa das Confederações, numa espécie de programa-piloto para o Mundial de 2014”, explicou.
De acordo com Leonelli, os guias e monitores receberão um treinamento específico, já que o visitante que virá para os dois eventos esportivos é mais exigente que os turistas que chegam para o Carnaval.
Estrutura hoteleira
A Bahia conta, atualmente, com 35 mil leitos em Salvador e 19 mil no Litoral Norte, inclusive com grandes complexos e resorts. As duas regiões, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), recebem 41,6% dos mais de 5,8 milhões de brasileiros e estrangeiros que visitam o estado.
Larissa D`Almeida