
A primeira etapa externa das obras no Sambódromo do Rio de Janeiro começou hoje pela manhã com a colocação de tapumes e derrubada de blocos do setor 2; que já começa a ser preparado para a demolição prevista para o mês de junho. O Secretário de Turismo; Antônio Pedro Figueira de Mello; esteve no local e confirmou que pelo cronograma a obra estará concluída em 18 de dezembro; tempo hábil para que a passarela do samba seja preparada para o carnaval de 2012.”Estamos tendo todo o cuidado e a obra ficará pronta em dezembro para prepararmos o carnaval”; disse o secretário. A obra aumentará a capacidade de 60 mil para 67.688.
A obra faz parte de um pacote de leis que permite entre outras coisas mudanças urbanísticas na antiga área da fábrica da Brahma na Cidade Nova. A ampliação está orçada em R$ 30 milhões e será custeada pela Ambev não gerando nenhum ônus para os cofres públicos. Logo após o carnaval; o local começou a ser preparado para o início desta fase da obra; com a retirada de material; e derrubada de paredes internas.
Além da reforma de ampliação do sambódromo cujo projeto volta a apresentar as características do primeiro desenho arquitetado por Oscar Niemeyer; serão feitas adaptações com obras complementares que fazem parte do pacote legislativo para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016; de autoria do poder executivo e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no ano passado.
Antônio Pedro, secretário de Turismo, vistoria obras no sambódromo