Câmbio:

Idiomas:

Santos (SP) terá corte no valor das tarifas portuárias para cruzeiros marítimos

c3678f97 a779 452c b8e6 07498b650868 Santos (SP) terá corte no valor das tarifas portuárias para cruzeiros marítimos
Ministro Silvio Costa Filho e Anderson Pomini assinam portaria que estabelece a redução de tarifas no Porto de Santos (Divulgação/MPor)

Após a avaliação de estudos encomendados à Autoridade Portuária de Santos (APS), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou um novo corte no valor das tarifas portuárias, desta vez, contemplando embarcações classificadas verdes, as que atuam com cabotagem e os navios de passageiros (cruzeiros turísticos), cujo desconto poderá chegar a 60% do atual valor da taxa.

Estamos trabalhando de maneira coletiva para incentivar o mercado, aquecer a economia e fomentar boas práticas de sustentabilidade, como as “embarcações verdes”, as que têm pontuação positiva no Índice Ambiental de Navios, um compromisso, inclusive, do Brasil com o mundo”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A iniciativa também tem o intuito de estimular o crescimento do turismo, não só na região costeira paulista, mas de todo o litoral brasileiro. “Para se ter uma ideia, a cada quatro turistas que chegam, um posto de trabalho é criado, ou seja, o fomento da atividade atinge um dos principais focos do novo Governo Federal, que é a geração de emprego”, completou Costa.

Já segundo Anderson Pominim, diretor-presidente da APS, o cálculo da taxa será feito de acordo com o tipo de navegação e da frequência do uso do terminal pela embarcação, o que resulta na resulta na “fidelização” do usuário.

Anteriormente, já foram publicadas quedas de outras taxas nos Portos de Santos (SP), da PortosRio (RJ), do Rio Grande (RS), e no Porto de Ilhéus, no sul da Bahia.