Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Santur discute projetos para o fomento do Turismo Náutico

Encontro reuniu presidente da Santur com autoridades da Capitania dos Portos

Encontro reuniu presidente da Santur com autoridades da Capitania dos Portos

Projetos voltados ao fomento do turismo náutico e da economia do mar estiveram na pauta da reunião realizada nesta sexta-feira (09), na Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina  (Santur), em Florianópolis, com o Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Caio Vinícius Cesar Feitosa.

O presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, explanou sobre os trabalhos em andamento, entre eles o projeto de naufrágios controlados e o Programa Orla Mais Segura, que prevê melhorias nas estruturas de ordenamento náutico.

“Para o balizamento náutico, que pela primeira vez na história será realizado pelo Estado para reforçar as estruturas de segurança do tráfego aquaviário e dos banhistas, contamos com o apoio da Capitania para realizar o levantamento do que seria necessário. Essa parceria é muito importante tanto na parte da fiscalização como na orientação aos banhistas” destaca Ferrari.

Para a execução do balizamento nos principais balneários do estado, envolvendo cerca de 25 municípios, a Santur está realizando o processo licitatório para compra de equipamentos. Serão adquiridos boias, manilhas, sapatilhas, poitas, distorcedores e cabos, em conformidade com as Normas da Autoridade Marítima para Auxílios à Navegação e recomendações da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos de Santa Catarina.

O projeto de naufrágios controlados prevê a realização de estudos técnicos sobre os locais dos afundamentos, aquisição de embarcações e logística. Preliminarmente, foram sugeridos pela Santur cinco pontos de naufrágio na costa catarinense.

Receba nossas newsletters