Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

São João de São Luís: o maior arraial do Brasil

NE SaoLuis0375 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilJá imaginou conhecer uma Ilha repleta de cultura, com um extenso centro histórico, casarões coloniais, praças, museus, vielas, festas cheias de cores e brilhos, gastronomia deliciosa, e além de tudo isso, cercada por belas praias, rios, dunas e manguezais? Imaginou? Essa Ilha existe, e se chama São Luís do Maranhão, cidade reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial, e um dos destinos mais multiculturais do Brasil.

Com o maior acervo patrimonial de origem luso-brasileira da América Latina, São Luís possui aproximadamente 5.000 edificações históricas, dentre elas, as casas civis construídas pela burguesia durante o período colonial. Muitos desses casarões são revestidos de azulejos, o que entregou a cidade uma beleza a mais e o título de “Cidade dos Azulejos”.

Caminhar pelas ruas, becos, ladeiras e escadarias é uma volta ao passado dos séculos XVIII ao XIX, onde igrejas, praças, conventos, casarões, se transformaram em museus, pousadas, bares, restaurantes e lojas de artesanato para atender aos que buscam história e entretenimento. Esse ambiente também é palco de uma festa que movimenta a Ilha: o São João.

Como toda terra nordestina, São Luís é uma recheada de alegria, e isso se traduz, principalmente, nas suas festas juninas. Uma das manifestações culturais mais famosas do período é o Bumba Meu Boi, que se apresenta em cinco “sotaques”; (instrumentos musicais): Matraca, Zabumba, Baixada, Costa-de-mão e Orquestra. Um espetáculo de cores, ritmo, brilho, alegria e fé.NE SaoLuis0303 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilO São João de São Luís é embalado também por outras manifestações como o Cacuriá, Tambor de Crioula, Dança Portuguesa, Dança do Coco, Dança do Lelê, entre outras. São mais de 500 grupos folclóricos que se apresentam até a madrugada nas noites de festa, nos mais de vinte arraiais espalhados pela cidade, onde, além das atrações culturais, pode-se experimentar a gastronomia
das comidas típicas locais. O festejo acontece durante todo o mês de junho, e é um dos melhores períodos para os apreciadores da cultura visitarem a cidade.

Os arraiais são os locais onde acontecem as apresentações das manifestações culturais, com infraestrutura de palco, som, iluminação, e restaurantes que oferecem no espaço das apresentações o conforto e o melhor da gastronomia local. Sem contar que no arraial da praça Maria Aragão, a Secretaria Municipal de Turismo oferece o Camarote do Turista com todo conforto para o bem receber do visitante, com posto de informação turística, cadeiras, espaço gourmet, área instagramável, banheiro e muita animação, em pleno coração do centro histórico.Sao Joao Cidade Prefeitura Sao Luis 090722 Foto Baeta 272 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilAlém disso, São Luís possui belas praias com largas faixas de areia finas, que se enchem ou esvaziam no ritmo das marés da Baía de São Marcos, que possui a terceira maior variação de maré do mundo e a segunda das Américas. As praias são repletas de bares e restaurantes pé na areia, o que faz com o visitante tenha o contato direto com a natureza.NE SaoLuis0016 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilAlém, é claro, de excelentes opções da gastronomia local como a pescada, caranguejada, tortas, arroz de cuxá, tiquira, frutas típicas da região, queijo coalho, sorvete de coco e muitos mais.Comida 1 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilE pra quem gosta de esporte, São Luís tem uma variedade como futebol da areia, caiaque, kite surf, stand up, e o famoso passeio náutico pelos rios Anil e Bacanga, margeando o centro histórico e a área moderna da cidade, embalados no ritmo da música local.
kite surf São João de São Luís: o maior arraial do BrasilTá pensando que acabou??? São Luís é detentora do maior quilombo urbano da América Latina que compreende os bairros da Liberdade, Camboa, Diamante e Fé em Deus. Um território altamente cultural e religioso, onde o visitante vai encontrar clube de reggae, casa de tambor de crioula, terreiro de matriz africana, barracão de bumba meu boi, blocos tradicionais e um mercado público tradicional. Uma viagem imersiva numa experiência cultural, num roteiro premiado pela Braztoa. Visitar este lugar é uma viagem às origens africanas em São Luís, sem sair do Brasil. Um convite para quem busca experiência autêntica e tradicional.Imagem2 São João de São Luís: o maior arraial do BrasilAfinal, não restam dúvidas de que São Luís é um reduto de belezas naturais, culturais e arquitetônicas. Seja no centro histórico, nas belas praias, no quilombo urbano ou no grande São João, a certeza é que você se encantará pelas belezas da cidade.

Receba nossas newsletters