A International Congress and Convention Association (ICCA) divulgou a lista dos principais destinos de eventos internacionais do munod; na qual São Paulo é apontada como a primeira cidade do país em eventos internacionais.
Com quase 12 milhões de visitantes anuais; a capital paulista é ainda a segunda colocada entre as cidades que mais atraem feiras e congressos internacionais na América do Sul; atrás apenas de Buenos Aires; na Argentina. O ranking apontou a realização de 75 eventos em São Paulo com base em dados de 2010.
Já entre os países; o Brasil está em 9º lugar; com 275 eventos de porte internacional realizados no ano passado. Os outros sete destinos nacionais foram: Rio de Janeiro; Brasília; Florianópolis; Porto Alegre; Foz do Iguaçu; Belo Horizonte e Salvador.
A cidade de São Paulo obteve; em 2010; número inédito de turistas; que chegou a 11;7 milhões de visitantes – crescimento de 3;54% em relação a 2009. Desse total; 1;6 milhão é composto por turistas estrangeiros; que permaneceram 5;6 dias em média na cidade.
A receita obtida com os gastos de todos os turistas em 2010 foi de R$ 9;6 bilhões; um aumento de 3;54% em relação a 2009. “Além desse valor gerado pelos gastos dos turistas; o setor de feiras de negócios movimenta cerca de R$ 2;9 bilhões ao ano em São Paulo”; afirma Caio Luiz de Carvalho; presidente da São Paulo Turismo; empresa de turismo e eventos da cidade. E completa: “Isso mostra e confirma vocação da nossa cidade; sustentada pelo tripé de negócios; eventos e agenda cultural; que nos faz investir cada vez mais na infraestrutura para o turismo”.