A São Paulo Turismo (SPTuris); em parceria com o Café Moka; lançou o Roteiro do Café; que faz parte do projeto Turis Metrô. O roteiro tem início na Estação da Sé e na caminhada até a Estação São Bento o guia explica sobre como a economia baseada na cultura cafeeira contribuiu para o desenvolvimento urbano no final do século 19 e início do século 20. Entre as atrações arquitetônicas estão os mais antigos arranha-céus da cidade; o Edifício Rolim (1920) e o Edifício Guinle (1913); da “Época de Ouro do Café”.
Uma das curiosidades é conhecer o local próximo à rua 15 de Novembro onde funcionou; em 1850; a primeira cafeteria; instalada informalmente na casa de Dona Maria Emília Vieira; conhecida como Maria Punga; que servia café em xícaras importadas da França aos estudantes da Faculdade de Direito.
A visita segue para a mais antiga sede do Banco do Brasil na cidade. O prédio possui adornos inspirados em ramos de café. Depois; será a vez de visitar o Largo do Café; local que recebeu esse nome por concentrar uma espécie de “bolsa de valores do café”; mais tarde transferida para Santos.
Os participantes seguem para a Estação da Luz; linha de trem instalada para transportar o café produzido no interior até o porto de Santos. Por último; os visitantes caminham pelo Parque da Luz para ver de perto um pé de café.
O roteiro funcionará durante os finais de semana dos meses de fevereiro; março e abril; exceto no Carnaval. Para participar; os interessados devem agendar o passeio pelo site www.cafemoka.com.br e apresentar uma embalagem de qualquer produto da marca.