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São Paulo lança Plano de Turismo Municipal 2011-2014 e anuncia recorde de visitantes

O prefeito Gilberto Kassab divulgou o balanço geral de 2010 do turismo em São Paulo e ainda anunciou o lançamento do Plano de Turismo Municipal (PLATUM 2011-2014); desenvolvido pela São Paulo Turismo (SPTuris); juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e entidades do setor durante coletiva de imprensa da São Paulo Fashion Week – Inverno 2011; realizada ontem; dia 28; na cidade.

Os números da atividade turística paulistana em 2010 bateram o recorde. De acordo com o Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo; núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris; no ano passado; 11;7 milhões de visitantes estiveram na capital paulista (sendo 1;6 milhão estrangeiros e 10;1 milhões de brasileiros); consolidando São Paulo como o principal destino turístico do Brasil. O crescimento foi de 3;54% em relação a 2009. Os gastos desses turistas somaram R$ 9;6 bilhões.

A ocupação dos hotéis em 2010 também cresceu. A alta foi de 11;7% no comparativo com 2009; fechando com uma taxa média anual inédita de 68;5%; sendo que em alguns períodos de outubro e novembro a média passou de 90%.

A arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS) com a atividade turística (grupo 13; hospedagem e turismo) foi outro índice que surpreendeu. O aumento foi de nada menos do que 26;6% em relação ao ano anterior; totalizando R$ 158;4 milhões para os cofres públicos; excluindo aí receitas extras geradas direta ou indiretamente pela cadeia produtiva do entretenimento e serviços.

“Temos trabalhado São Paulo pensando sempre no tripé eventos; negócios e agenda cultural. Assim; hoje somos o primeiro destino do país; temos a melhor infraestrutura turística; com uma oferta de 42 mil quartos em 410 hotéis; e passamos a trabalhar usando o que a cidade tem de melhor a favor do turismo; que é o conceito de economia criativa”; explicou o presidente da SPTuris; Caio Luiz de Carvalho.

Segundo ele; o incremento na oferta de atividades culturais e o uso dos próprios costumes paulistanos como produtos turísticos são dois fatores que vem ajudando a puxar o crescimento do setor. “De 2005 para cá; temos intensificado o trabalho junto a cadeia produtiva e mostrado que nosso produto; o ser paulista; ser brasileiro; ser diverso; é muito bom. Da mesma forma; São Paulo também vem atraindo muitos shows e eventos internacionais; musicais da Broadway; tem uma das melhores night lifes do mundo; e tivemos a criação da Virada Cultural e também de equipamentos culturais excepcionais; como os museus da Língua Portuguesa e do Futebol. Tudo isso forma esse caldeirão cultural que é a cidade e desperta o interesse dos potenciais visitantes; que assim vêem que São Paulo pode oferecer uma experiência completa de Brasil e de mundo”; ilustrou o Carvalho.

A SPTuris divulgou ainda que: – 413 mil postos de trabalho foram gerados pela indústria de turismo e eventos; – A permanência média dos turistas na cidade foi de 5;6 dias para os estrangeiros e 3;6 dias para os brasileiros. – 56 mil pessoas foram atendidas nas Centrais de Informação Turística (CITs); administradas pela empresa municipal;

Platum

O Platum 2011-2014 oferece um panorama do que já foi realizado e lança luz sobre o que pode ser feito para melhorar ainda mais o setor. Seu principal objetivo é propiciar diretrizes que promovam o desenvolvimento social; econômico e cultural do turismo na cidade de São Paulo; ampliando o desempenho de suas atividades com iniciativas; programas e ações que incrementem com qualidade o mercado e o afluxo de turistas. Trabalharam na elaboração vários técnicos; acadêmicos e líderes do setor.

“Para manter os bons resultados; é preciso pensar na continuidade desse trabalho. Por isso estamos lançando o Platum; que é um grande planejamento dos próximos anos; com metas e projetos desenhados; considerando ainda que em 2014 vamos sediar um dos mais importantes eventos do planeta; a Copa do Mundo. Esse é um passo importante para manter o desenvolvimento do turismo na cidade”; diz o presidente da SPTuris.

Os tópicos abordados pelo Platum são:

– Gestão Pública do Turismo na Cidade de São Paulo; – Cenário Global do Turismo; – Aspectos gerais do Turismo na Cidade de São Paulo; – Caracterização Socioeconômica da Cidade de São Paulo; – Desenvolvimento do Mercado Turístico; – Ações Efetivadas pelo Turismo na Cidade de São Paulo – 2007 a 2010; – Entraves Críticos e Propostas para o Turismo; – Diretrizes Estratégicas para o Turismo – 2011 a 2014; – Propostas Específicas para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014; – Turismo na Cidade de São Paulo com Horizonte 2020.

As projeções apresentadas indicam um sólido e contínuo crescimento da atividade; considerando-se ainda um grande investimento na melhoria do produto turístico paulistano; com destaque para os investimentos em mobilidade urbana; transportes e o início das obras do Expo São Paulo; em Pirituba. Para se ter uma ideia; em 2014; a cidade de São Paulo deve receber 15;8 milhões de visitantes (incluído o impacto da Copa).

O Platum contém ainda uma projeção desenvolvida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para o horizonte de 2020; quanto o Expo São Paulo estará concluído e a capital paulista deverá receber perto de 16;5 milhões de turistas; número este que poderá aumentar caso a cidade capte a realização da Expo Mundial 2020.

O Plano de Turismo Municipal pode ser acessado pelo site www.cidadedesaopaulo.com no menu “Profissionais de Turismo”.

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