
O Ministério do Turismo divulgou nesta terça-feira (07/12) o índice de Competitividade do Turismo Nacional; pesquisa realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV); e premiou as capitais e municípios que mais se destacaram. São Paulo foi o destino que recebeu mais premiações; totalizando oito dimensões; do total de 13 que compõem o Índice.
O presidente da SPTuris; Caio Luiz de Carvalho; recebeu a homenagem nas categorias “Acesso”; “Serviços e Equipamentos Turísticos”;” Economia Local”; “Monitoramento – Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo”; “Economia Local-São Paulo Indy 300″”; Acesso- Expresso Turístico” e “Aspectos Culturais – Virada Cultural”.
“O programa de estudos competitivos foi um dos melhores projetos do Ministério do Turismo. É uma premiação democrática; que estimula a competividade saudável e a busca pelo aperfeiçoamento. Esse é o reconhecimento do trabalho de uma equipe competente e técnica e não apenas meu”; disse o presidente da SPTuris após receber os prêmios.”
São Paulo foi premiada também no aspecto ambiental. Esta entregue à Matilde da Costa; Gerente de Análise e Pesquisa da Empresa Municipal de Urbanização da Prefeitura de São Paulo. A capital paulista recebeu; ainda; a maior nota nacional; juntamente com Foz de Iguaçu.
Rio de Janeiro foi premiada nos aspectos “Atrativos Turísticos”;’ Infraestrutura” e “Capacidade Empresarial”. Outros 65 municípios foram premiados na dimensão melhores práticas.
A premiação se refere à implementação de uma boa prática em determinada dimensão ou variável; o que demonstra que o destino premiado atendeu; especificamente; aos requisitos do programa.
O índice é resultado da terceira edição da pesquisa. “É uma auditagem do nosso trabalho para saber se o que estamos fazendo está bom. Temos que usar ferramentas que permitam um foco especial para tornamos o nosso turismo uma referência mundial”; ressaltou o Ministro do Turismo Luiz Barretto. “Uma boa leitura desse Índice é ver as características e destinos que avançam na busca por um país cada vez mais estruturado”; afirmou Barretto.
Luiz Barretto e Caio de Carvalho