Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Sebrae-RJ realiza famtour na região do Vale do Café

Nestas segunda (7) e terça-feira (8), o Sebrae/RJ realizará um famtour com agentes de viagem, operadores e empresários na região do Vale do Café, nos municípios de Piraí, Rio das Flores, Barra do Piraí, Valença e Vassouras. Todos integram o projeto Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial. Durante os encontros, serão comercializados os roteiros do Produto histórico-cultural do projeto, lançado em setembro passado, na Ilha Fiscal. 

Os 18 estabelecimentos localizados nesses municípios, em sua maioria a cerca de 100km do Rio de Janeiro, formataram produtos relacionados ao período do Império, oferecendo cultura, história e gastronomia na região que destaca-se por concentrar o maior número de fazendas cafeeiras do século XIX.

Durante a visita os profissionais de turismo visitantes irão experimentar e vivenciar alguns dos produtos desenvolvidos pelos estabelecimentos certificados, começando pela feijoada de Tilápia da Casa do Manequinho, em Piraí; passando pelo sarau da Fazenda Florença, em Valença; conhecendo o batuque dos escravos na praça Barão do Campo Belo, em Vassouras, organizado pelo Hotel Santa Amália e apreciar as raras máquinas de beneficiamento de café da Fazenda Paraízo, em Rio das Flores.

A ideia é aproveitar a alta da moeda estrangeira e comercializar os roteiros a partir do verão e das Olimpíadas em 2016. A expectativa é que a conjuntura mundial aumentará a demanda por produtos nacionais junto as agência e operadoras de viagens brasileiras. A proposta de realização do famtour – que acontece também nos municípios Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Paraty e Rio de Janeiro -, surgiu a partir da sessão de negócios, que contou com a participação de 23 agentes de viagens, na sede do Sebrae/RJ, com apoio da Abav, no último dia 11 de novembro.

Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com IMB – Instituto Marca Brasil em setembro de 2013, beneficia 112 empreendimentos no estado e promove a geração de renda de forma sustentável, através da qualificação e inovação dos produtos turísticos, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo dos 11 municípios envolvidos, localizados entre as regiões da Serra Verde Imperial, Costa Verde e Vale do Café (meios de hospedagem, bares  e restaurantes, agências de turismo, transportadoras turísticas, joalherias, entre outros da cadeia do turismo).

Jane Barreto

Receba nossas newsletters