A Riotur, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), realizou uma pesquisa para definir o perfil do público frequentador do Rock in Rio e a opinião dos turistas e cariocas em relação aos serviços prestados durante o festival. Ao todo foram 652 entrevistados e 58% deles afirmaram que o Rio de Janeiro está preparado para receber eventos desse porte. Do total de entrevistados, 17% são turistas e 98% destes afirmam que voltariam ao Rio de Janeiro para o festival.
“A pesquisa é uma prova de que estamos realmente no caminho certo. Após 10 anos, conseguimos trazer o festival para a cidade e apontamos para os organizadores a necessidade de termos um festival à altura do Rio de Janeiro. Naturalmente que nos primeiros dias identificamos alguns pontos que não estavam do jeito que queríamos, mas prontamente, tanto o setor de transporte público, quanto o Rock in Rio, nos atenderam. Com essa experiência, agora vamos trabalhar para que 2013 seja melhor ainda”, disse Antônio Pedro Figueira de Mello, secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur.
A pesquisa foi realizada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing durante os dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro. O perfil médio dos entrevistados é, em sua maioria, de homens, sendo 52%, com idade 27 anos. Em relação à escolaridade, 72% têm nível superior. Do total de entrevistados, 83% moram na Região Metropolitana do Estado e 17% são turistas. Com relação aos turistas, 51% vieram ao Rio com amigos, 19% sozinhos, 15% com familiares e 145 com parceiros (as) ou namorados (as).
Quanto aos serviços da cidade, os pesquisadores perguntaram, na escala de 1 a 5, o que o público achava de itens como: diversão (4,15), alimentação (4,02), informações turísticas (3,36), transporte urbano (3,19), segurança pública (2,91) e limpeza urbana (2,85).
Com relação ao sistema de transporte estabelecido, 58% aprovaram o esquema e 42% desaprovaram. A pesquisa também apontou os principais meios de transporte apontados pelo público para chegar à Cidade do Rock – do universo consultado, 43% foram de ônibus, 33% de carro, 13% de táxi, 9% a pé e 2% de moto.
