Câmbio:

Idiomas:

Seminário Turismo Legal da Paratur incentiva cadastro no Cadastur

Mais de cem pessoas participaram do Seminário Turismo Legal; realizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur); na última quinta-feira (19/05); no auditório do Sebrae Pará. O evento; voltado às empresas de diversos segmentos turísticos e profissionais da área teve como objetivo alertar o setor em seus diversos segmentos sobre a necessidade de estarem cadastrados no Sistema Cadastur; do Ministério do Turismo (MTur); e como essa legalização pode abrir portas para linhas de crédito e financiamentos; programas de qualificação e outras vantagens.

O presidente da Paratur; Adenauer Góes; abriu a programação informando que o Pará ocupa uma colocação inexpressiva em termos de adesão das empresas e prestadores de serviços ao Cadastur; o que o coloca em desvantagem o estado; com um percentual de participação de apenas 0;81% e 313 pontos na aferição do Ministério do Turismo; abaixo de estados como o Amazonas (407;5 pontos); São Paulo (5199;5 pontos).

Somente 160 agências de turismo; 66 meios de hospedagem; 23 transportadoras turísticas; 12 guias de turismo estão no Sistema Cadastur; embora a Lei Geral do Turismo; sancionada novembro de 2008 defina como obrigatório esse cadastramento.

“Existe uma sintonia estreita entre o turismo e as atividades do Sebrae voltadas aos empresários”. Explicou Adenauer Góes ao informar por que resolveu fazer o seminário em parceria com o Sebrae. Segundo ele; “não existem desvantagens em estar no Cadastur; só vantagens; como as linhas de financiamento”. Disse Adenauer.

Tópicos relacionados