Câmbio:

Idiomas:

Sérgio Cabral desiste de demolir prédio do antigo Museu do Índio

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta segunda-feira (28/1) que não vai mais demolir o prédio do antigo Museu do Índio, no Maracanã. A ideia inicial do governador era que a área, que seria cedida à iniciativa privada após a demolição, funcionasse como estacionamento e centro de compras, anexo ao complexo do Maracanã. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sérgio Cabral declarou que vai trabalhar para o tombamento e restauro do prédio, construído em 1862. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Rio contra a demolição, no último sábado. Caso o governo do estado descumprisse a decisão, teria que pagar uma multa de R$ 60 milhões.

O edifício foi sede do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) em 1865, órgão que deu origem à Funai. Também abrigou escritórios de Marechal Rondon e Darcy Ribeiro, que transformou o espaço, em 1953, em museu. Em 1978, o museu foi transferido para um casarão em Botafogo, onde funciona até hoje.

De acordo com nota divulgada pelo governo do Rio de Janeiro, o restauro do prédio ficará a cargo do concessionário vencedor da licitação do Complexo do Maracanã, cujo edital sairá em fevereiro. O destino do prédio, após o tombamento, será discutido conjuntamente entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro.

Pamela Mascarenhas

Tópicos relacionados