
De olho nos megaeventos esportivos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, o estado da Bahia, através do Secretaria do Turismo, lançou nesta segunda-feira, 24, um pacote de ações com estratégias para potencializar o turismo no Estado. O evento contou com a presença de autoridades e empresários ligados ao trade turístico. De acordo com o secretário Domingos Leonelli, serão investidos cerca de R$ 280 milhões em projetos que englobam infraestrutura turística, qualificação profissional, capacitação empresarial, hospitalidade, receptivo especial, informações turísticas, promoção, divulgação e eventos. “As obras de infraestrutura em Salvador vão abranger a conclusão da reforma da Feira de São Joaquim, orla, instalação do palco articulado no Pelourinho, Largo de Roma, requalificação da Rua Chile, acessibilidade no Porto da Barra e nos sete pontos mágicos, instalação de postos de informação turísticas em diversos pontos da cidade”, afirma.
O setor náutico também receberá atenção especial como a requalificação do terminal náutico, implantação das bases de charters na Baía de Todos os Santos e reforma e implantação de equipamentos como píeres e atracadouros. Conforme Leonelli, a capital baiana e os principais portões de entrada também terão sinalização rodoviária e turística, assim como a construção e recuperação de postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT).
Capacitação profissional – Para o secretário, a qualificação da mão de obra é outro ponto fundamental para receber bem o turista. Pensando
nisso, o projeto de qualificação vai atender também o empresariado. Através do Pronatec, já são mais de cinco mil pessoas matriculadas nos
cursos de idiomas, há também cursos para garçons, cozinheiros, recepcionistas de hotel, dentre outros.A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, informou que também serão realizadas ações de capacitação para profissionais como taxistas, que receberão tablets com aplicativos voltados para os equipamentos turísticos da cidade.
“Até a principal feira livre de Salvador (São Joaquim) será contemplada com a capacitação de mais de três mil trabalhadores e empreendedores do local”, completa. E para manter turistas e visitantes do próprio estado bem informados, terá o projeto Guia e Monitores de Turismo, em diversos idiomas, assim como a implantação de módulos com informações turísticas abrangendo, inclusive, a venda de ingressos para os jogos e para os passeios turísticos. Apostando na tecnologia e na internet, o governo baiano vai disponibilizar diversos recursos para os usuários da rede como um site especial da Copa, georreferenciamento de Salvador, aplicativos para dispositivos móveis, mapas interativos, guia multimídia de Salvador, totens touchscreen, tablets para taxistas e para os guias e monitores.
Sinéia Coelho, de Salvador