Artesãos de Maragojipe (BA) e técnicos da Secretaria de Turismo da Bahia se reuniram ontem (10/02); na Casa de Cultura do município; para a realização do seminário “O artesanato como alternativa para o desenvolvimento sustentável da comunidade”. O evento foi o primeiro passo do programa de capacitação profissional da Setur; aos 67 artesãos inscritos.
O objetivo é estimular as atividades relacionadas ao setor de turismo na Bahia. Com sete meses de duração e uma carga de 167 horas; a capacitação inclui moradores da sede de Maragojipe e dos povoados de Coqueiros e Nagé. No curso; os artesãos vão participar de aulas de produção de máscaras e fantasias de Carnaval; além da fabricação de cerâmica utilitária.
De acordo com a superintendente de Serviços Turísticos da Setur; Cássia Magalhães; a capacitação visa despertar nos artesãos a relação entre o artesanato local e o turismo: “As bonecas vestidas de baianas são uma marca; uma lembrança da Bahia e o que nós queremos é que as belas máscaras e fantasias; além da cerâmica aqui produzida sejam marcas de Maragojipe. Isso contribui não só para alavancar o turismo; como para a geração de renda para os habitantes da cidade”.