Câmbio:

Idiomas:

Setur-BA recebe prêmio pela divulgação do São João

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 28/12/2011 - 14:59

O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, recebendo o prêmio
O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, recebendo o prêmio

Na noite desta terça-feira, dia 27, a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) recebeu prêmio de melhor campanha publicitária sobre festas populares, com o São João. O evento, realizado pelo produtor cultural André Reis, com apoio do programa Fazcultura, das secretarias da Cultura e da Fazenda, premiou, no Palácio da Aclamação (Campo Grande), cidades e artistas pela atuação nas festas populares baianas, com destaque para as festas juninas.

Ao receber o prêmio, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, destacou a amplitude das festas populares, em especial o São João. “Foi sensibilidade deste governo perceber as proporções do São João na Bahia. São 417 municípios em festa, sejam elas pequenas ou megaeventos. Tendo noção disso, transformamos o São João num produto turístico, o que vem aumentando a ocupação hoteleira em todo o Estado”, comemorou o gestor.

Além da Setur, músicos como Adelmário Coelho, Del Feliz, Zelito Miranda e Targino Gondin foram destaques pelo empenho para a manutenção das tradições juninas em toda a Bahia. Troféus também foram entregues à produtora do Forró do Bosque – premiado como melhor festa provada – e a cidades como Amargosa, Piritiba, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.

Carnaval – A homenagem ao Carnaval de Maragojipe, famoso pela tradição dos mascarados e caretas que se divertem ao som de antigas marchinhas, foi um dos pontos altos do evento. Maragojipanos fantasiados, e uma banda de sopro embalaram os convidados da festa e deram uma pequena mostra do que pode ser visto durante a folia momesca no município. O Carnaval de Maragojipe foi tombado como patrimônio imaterial do Estado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). A cidade também conquistou o prêmio de melhor gestão cultural do Estado.