A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), por meio de 20 pesquisadores, vai se posicionar ao longo do Eixo Monumental e nos Setores Hoteleiros para aplicar questionários e traçar o perfil dos participantes do desfile oficial de 7 de Setembro. A pesquisa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Setur-DF e a Unesco.
O objetivo é potencializar os eventos culturais e cívicos que enaltecem a Capital Federal, tombada Patrimônio Cultural da Humanidade, e seus atrativos. “Uma das estratégias é potencializar o 7 de Setembro. Entendemos que a maioria dos participantes ainda é de Brasília, mas nosso objetivo é aumentar a cada ano a participação de outros estados e até de outros países”, explicou Ariádne Bittencourt, subsecretária de Políticas de Turismo do Distrito Federal.
O questionário vai mapear pontos que servirão como base para a melhoria e atratividade da comemoração, tais como segurança, deslocamento, sinalização, organização, acesso e estrutura em geral. Outros aspectos pessoais, como cidade de origem, tempo de permanência, meio de hospedagem, visitação de outros atrativos, alimentação e transporte utilizado também serão solicitados.
Pamela Mascarenhas