Câmbio:

Idiomas:

Setur-MG e ALMG debatem Copa de 2014 e infraestrutura turística

.
.
O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais; Agostinho Patrus Filho; recebeu; nesta quarta-feira (23/03); em Belo Horizonte; o presidente da Comissão de Turismo; Indústria; Comércio e Cooperativismo; da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Tenente Lúcio; e o membro efetivo da Comissão; Ulysses Gomes. Durante audiência; o secretário apresentou projetos e programas prioritários para a Secretaria de Estado de Turismo; como ICMS Turístico; infraestrutura turística; Copa de 2014 e Destinos Indutores.  A iniciativa visa a união de esforços entre o Governo de Minas e o poder Legislativo para melhorias da atividade turística no Estado.
 
Para o secretário; o foco é trabalhar em conjunto com a Assembléia na busca de soluções os gargalos no segmento turístico mineiro. “O governador Antonio Anastasia tem sempre ressaltado a importância da Assembléia Legislativa para discussões sobre a atividade em Minas Gerais. Queremos realizar uma gestão compartilhada; ouvindo a Comissão de Turismo; Indústria; Comércio e Cooperativismo; que representa a população de Minas Gerais”; afirmou.
 
O presidente da Comissão; Tenente Lúcio; aproveitou a oportunidade para apresentar ao secretário a proposta de realização de um seminário de turismo com foco na discussão de temas como ICMS Turístico; Copa de 2014; infraestrutura turística e Destinos Indutores. “Acredito que esta é uma ferramenta propícia; que contempla a participação do poder Legislativo; Governo do Estado; de trabalhadores; empresários do setor; municípios e os 22 Destinos Indutores do Estado”; explicou.
 
Para o secretário; a Copa de 2014 está próxima. Ele considera que Belo Horizonte é a cidade sede mais bem preparada para a receber a competição. “Temos o melhor projeto e a reforma do Mineirão; além de estar dentro dos prazos estabelecidos pela Fifa; está sendo elogiada internacionalmente”. O secretário; que também ressaltou que a escolha das sub-sedes depende das delegações internacionais que estarão no país durante os jogos. “Os municípios que investirem e se prepararem para a recepção dessas seleções terão mais chances de se tornarem base camps“; ponderou.
 
Outra preocupação importante destacada durante a audiência é com relação às necessidades de infraestrutura que atenda ao crescimento do fluxo de passageiros; principalmente por via aérea. Agostinho Patrus Filho destaca que o volume de passageiros que se desloca; por via terrestre; à distâncias superiores a 800km é equivalente ao número de turistas que viajam de avião.
 
“Atualmente; os aeroportos brasileiros registram volume de 60 milhões de passageiros; mesmo número de pessoas que viajam de ônibus. Atualmente o país aponta crescimento de 24% dos aeroportos. Em Minas Gerais; os aeroportos da Pampulha e de Confins registraram crescimento de 27%. O brasileiro está migrando do ônibus para o avião. É essencial o crescimento aeroportuário para atendermos à demanda já existente”; frisou.

secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, em audiência com o presidente da Comissão de Turismo da ALMG, Tenente Lúcio e Ulysses Gomes, membro da Comissão

Tópicos relacionados