O secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, apresentou ações e projetos que estão sendo executados no setor com Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, durante a mesa redonda “Ações de Desenvolvimento e Produção”, nesta quarta-feira (23/04). Adenauer Góes destacou que as duas principais matrizes para a formatação de produtos turísticos são a natureza e a cultura.
“O Marajá possui ambas as coisas. Agora, é preciso embalar essa matéria-prima. Com o trabalho de organização empresarial e a rede de prestação de serviços é possível servir esse produto ao turista, gerando dinheiro, emprego e renda para a população. É preciso ter essa compreensão do turismo sob a ótica da atividade econômica”.
O secretário também apresentou números do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do qual serão investidos US$ 44 milhões no turismo do estado, sendo US$ 26,4 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 17,6 milhões de contrapartida do Governo do Pará, para execução de 42 projetos no setor turístico, dos quais 32 deles estão contemplados no Marajó.