Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-PA divulga nova rota turística Belém-Bragança

A Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA) deu início à apresentação da nova rota turística e cultural Belém-Bragança aos prefeitos, vereadores e empresários locais dos 13 municípios do pólo turístico Amazônia Atlântica, que irão compor o roteiro. Os trabalhos tiveram começo pelos municípios de Benevides e Santa Izabel. O objetivo fundamental da rota turística é que as pessoas possam deixar a BR e adentrar os municípios para conhecer os atrativos e cultura do local.

“O processo passa muito pela organização do Estado, mas fundamentalmente do empresário e do cidadão no que possa significar desenvolvimento, a partir de uma estratégia, que é a rota turístico cultural Belém-Bragança, trazendo cada vez mais impactos positivos para a economia local. A idéia é que o fluxo que passa pela BR possa ser desviado para os atrativos dos municípios, através da sinalização turística, promoção e divulgação da rota, e informações disponibilizadas a partir de aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem esses destinos”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “Então, estamos falando de negócios como restaurantes, cerâmica, artesanato, balneários com infraestrutura de serviços, que poderão se beneficiar diretamente com um tempo de permanência maior dessas pessoas em seus municípios, através da rota”, ressaltou Adenauer, destacando também que a rota foi embasada por levantamentos e pesquisas para o acontecimento do negócio turístico e que terá o apoio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur) e do CredCidadão para o fomento das atividades produtivas ao longo do percurso.

“O turismo é um setor que agrega valor à maioria das demais atividades produtivas e abrirá inúmeras oportunidades aos 13 municípios que compõem a rota”, afirmou a coordenadora operacional do CredCidadão, Elza Queiroz, ao explicar que, com a projeção da rota, foi criada uma linha especial para o setor de turismo, desburocratizada, com condições e taxas de juros especiais de financiamento para que sejam feitos investimentos na área.

“Esse trabalho da Setur com as prefeituras mostra a importância do resgate da história e da cultura da Estrada de Ferro Belém-Bragança. Esperamos com a rota agregar valor a todos os municípios que a compõem e fortalecer suas economias, gerando emprego e renda, e com isso melhores condições de vida para a população”, ressaltou o prefeito de Benevides, Ronie Rufino da Silva. O prefeito de Santa Izabel, Gilberto Pessoa, concluiu a oportunidade: “Essa é uma parceria muito importante, que vai gerar recursos em nossos municípios através do turismo”.

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters